Com a derrota do Columbus Crew para o Orlando City na quarta-feira (4), a decisão do Supporters Shield ficou matematicamente entre Philadelphia Union e Toronto FC.
Empatados no pontos por jogo e no número de vitórias, o Union está em primeiro lugar pelo saldo de gols com impressionantes 22. Para Toronto, com saldo oito, resta vencer e torcer pelo tropeço do rival. Um empate será suficiente desde que Philadelphia perca.
Philadelphia Union
Lider isolado e sobrando no critério de desempate, basta uma vitória para praticamente assegurar o título. Por isso, a torcida está confiante e com razão: a equipe de Filadélfia tem 100% de aproveitamento em casa.
Em oito jogos a equipe tem quatro “cleansheets” e sofreu apenas um gol nos demais jogos. Além disso, saiu na frente em todos os jogos.
Contudo, existe um ponto de preocupação. O jogo de domingo (8) será contra o New England Revolution, único time que passou perto de tirar pontos da equipe no Subaru Park. No jogo de 12 de setembro, a equipe só conseguiu abrir o placar aos 73′ e precisou de um gol aos 97′ para assegurar a vitória. Além disso, os Revs tem a segundo melhor campanha fora de casa (5V – 1E – 3D).
Nos três jogos entre as equipes na temporada, um empate sem gols e duas vitórias do Union por 2 x 1. No último, o Revs parou o ataque de Philadelphia permitindo apenas sete chutes a gol. Não venceu pelo falta de pontaria: apenas oito chutes no gol dos 22 tentandos.
Toronto FC
Sem chance de buscar o saldo de gols (são 14 gols de diferença) a equipe canadense precisa vencer e torcer para New England surpreender.
Com a melhor campanha da MLS fora de casa (5V – 2E – 2D), a equipe precisa mostrar essa força contra o Red Bulls, que já sofreu quatro derrotas em casa. Outra coisa que pode ajudar o Toronto FC é o fato da equipe de Nova Iorque já estar classificada e não estar lutando por nenhuma vantagem no playoff.
Contudo a torcida pode precisar de paciência nessa partida final. Dos seis jogos em que fizeram gol nos 25′ iniciais, apenas duas vezes sairam com a vitória. Além disso, em três das vitórias fora de casa, o gol saiu depois dos 85′
Resumo
O Philadelphia Union é franco favorito para conquistar seu primeiro troféu na MLS. A equipe precisa apenas manter seu aproveitamento de 100% em casa. Ainda pode ser campeão em caso de derrota do Toronto FC indepentende do próprio resultado.
Já para Toronto, a missão é mostrar a força da melhor campanha fora de casa e vencer. Depois, torcer para o Revs conseguir tirar pontos da equipe da Pensilvania.
Em suma, os fãs do Union estão ansiosos para o domingo e confiantes no título do Supporters Shield. Os do Toronto torcem também pelo New England Revolution.
Os times fazem os respectivos últimos jogos da temporada regular domingo (8) às 17h30, horário de Brasília.
(Capa: Arte Territorio MLS)