O Toronto FC continua na briga pelo Supporters Shiled. A equipe canadense recebeu o Inter Miami e venceu por 2 a 1, voltando a dividir a primeira posição geral da MLS. Isso porque o Philadelphia Union perdeu para o Columbus Crew e voltou a deixar a briga pelo troféu de campeão da temporada regular em aberto.
Agora, Toronto e Philadelphia tem 2 pontos por jogo (44 pontos em 22 jogos), com o Union levando vantagem no saldo de gols. As duas equipes voltam a campo no final de semana para definir o troféu.
Já o Inter Miami ainda sonha, mas precisará vencer o FC Cincinnati na última rodada e torcer contra Montreal, Atlanta e Chicago Fire.
O JOGO
Debaixo de chuva, o Toronto dominou a posse de bola logo de cara, chegando a ter 76%, porém sem efetividade. Foram apenas 2 chutes no gol nos primeiros 10 minutos.
Logo depois o Inter decidiu subir sua marcação, buscando roubadas de bola para aproveitar a qualidade de Gonzalo Higuain. A estratégia quase deu certo já aos 12′, quando a equipe de Miami reclamou de falta não marcada no argentino na entrada da área canadense. Apesar disso, a primeira chance real aconteceu apenas aos 20′ com Lewis Morgan, que recebeu passa em altura na grande área e finalizou muito mal. Neste momento, a equipe canadense ainda tinha mais posse de bola, mas a estatistica tinha caido para 64%. Nesses 10 minutos o Toronto passou do meio de campo em apenas uma oportunidade sem levar perigo para o goleiro McCarthy.
Mesmo enfrentando uma forte marcação na saída de bola, os Reds evitavam o chutão, mas esbarravam na falta de qualidade de seu ataque. Voltando de lesão, Akinola movimentou-se pouco e Pozuelo, jogando muito pelo lado esquerdo, foi pouco acionado. Já a equipe de Miami criou diversas situações de ataque em jogadas rápidas, mas não conseguiu vencer a organizada defesa canadense e ofereceu pouco perigo. Os dois lances de maior perigo foram em passes altos nas costas da defesa, porém tanto Morgan quanto Higuain perderam grandes chances na grande área.
O gol aconteceu em jogada pelo lado direito. Lewis Morgan carregou até a linha de fundo e cruzou para corte da zaga. A bola voltou e o jogador novamente lançou para a pequena área. O goleiro Westberg cortou e na sobra, o francês Blaise Matuidi empurrou rasteiro para o canto direito para fazer seu primeiro gol na MLS.
Em resumo, o Toronto FC dominou os primeiros 10′ de jogo, quando conseguiu suas duas finalizações a gol. A partir daí, a equipe do Inter Miami subiu a marcação, criou as melhores chances e encontrou o gol aos 42′.
Em síntese, a primeira etapa acabou com o Toronto FC tendo 64% de posse de bola e dois chutes a gol. Já a equipe de Miami conseguiu 5 finalizações e saiu vencendo com um gol.
Segundo tempo
A segunta etapa começou com uma chuva mais intensa e com o Toronto buscando o gol. O troca do técnico Greg Vanney, que tirou o japonês Tsubasa Endog e colocou o americano Patrick Mullins, deu resultado e antes dos 5 minutos a equipe já havia conquistado dois escanteios e levado perigo em arremate de Pozuelo da entrada da área. Mais centralizado, o espanhol passou a fazer a ligação entre a defesa e o ataque.
Aos 9′ o gol de empate. Pozuelo abre na direita para Mullins, que cruza de esquerda para o meio da área. Akinola domina e toca na saída do goleiro McCarthy. Os jogadores do Inter chegaram a reclamar de impedimento, mas a arbitragem confirmou o gol sem demora.
O gol acendeu as equipes, que passaram a alternar jogadas de ataque. Aos 15′ novo lance de perigo dos canadenses, em jogada de velocidade que Pozuelo finalizou com perigo da entrada da área. Foi o quarto chute a gol da equipe no segundo tempo.
O lance pareceu assustar o time da Flórida que recuou e passou a ser dominado. A equipe conseguiu voltar ao campo de ataque apenas aos 25′, porém só finalizou novamente aos 30′, em chute de longa distância de Will Trap, que foi bloqueado e ficou fácil para a defesa do goleiro Westberg.
O primeiro lance de perigo do Inter foi nos pés de Higuain. O argentino recebeu cruzamento dentro da grande área, dominou com maestria cortou para o meio e mandou no travessão. No rebote a defesa conseguiu cortar a jogada.
Na sequência do lance, Michael Bradley faz jogada pela direita e passa para Laryea, que sofre penalty de Ben Sweat. O espanhol Pozuelo cobra com tranquilidade e faz o segundo gol canadense aos 39′.
Já nos acréscimos o Inter partiu para cima e teve duas grandes chances. Na primeira Laryea tirou a bola dos pés de Higuain na pequena área. Na segunda, Westberg cortou cruzamento perigoso. O último lance do jogo foi um chute fraco de Matuidi da entrada da área.
Próximos jogos
Os times voltam a campo no dia 8. A luta do Toronto FC pelo Supporters Shield continua e a equipe faz seu último jogo na Red Bull Arena contra o New York Red Bulls. Já o Inter Miami ainda tem chances de playoff e enfrenta o FC Cincinnati em casa.
FICHA TÉCNICA
Toronto FC – 2
Westberg; Auro (Laryea), Zavaleta, Mavinga, Gallacher; Priso-Mbongue (Fraser), Bradley, Endoh (Mullins), Pozuelo, DeLeon (Gonzales); Akinola (Nelson).
Téc: Greg Vanney
Inter Miami FC – 1
McCarthy; Sweat (Pellegrini), Makoun (Carranza), Delagarza, Powell, Nealis (F. Higuain); Pizarro, Trapp (Ulloa), Matuidi, Morgan; Higuain.
Téc: Diego Alonso
Gols: Akinola e Pozuelo (TOR); Matuidi (MIA)
Cartões Amarelos: Bradley (TOR); Matuidi e Sweat (MIA)
Cartões Vermelhos: nenhum
(Capa: Reprodução/ Twitter Toronto FC)