Desde a demissão de Miguel Herrera, muitos nomes foram cogitados para o comando do América, esperava-se, inclusive, uma solução mais “caseira” do próprio mercado mexicano, porém a equipe tem tradição de impactar o mercado nacional com jogadores estrangeiros e, dessa vez, foi com um técnico.
O nome escolhido para comandar o América/MEX foi o de Santiago Solari. O argentino firmou um contrato de dois anos e deu a entender que existe uma pretensão por um projeto de longo prazo.
Aos 44 anos, iniciou sua carreira nas divisões de base do Real Madrid/ESP, passando pela equipe B e alcançando a equipe principal em 2018. O técnico esteve a frente dos merengues por 32 partidas, com 22 vitórias, dois empates e oito derrotas.
Apesar dos bons números e da conquista do Mundial de Clubes da FIFA, Solari comandou o Real Madrid/ESP em uma fase conturbada do clube com a saída de ídolos como Cristiano Ronaldo e Zinedine Zidane, sua demissão ocorreu após a traumática eliminação para o Ajax/HOL nas oitavas-de-final da UEFA Champions League 2018/2019. Vale lembrar que o México não é novidade para Solari que, enquanto jogador, atuou já em final de carreira por uma temporada no Atlante/MEX.
(Capa: Reprodução/Twitter Club América)