Nesta sexta-feira (18), o Atlanta United anunciou a contratação do técnico Gabriel Heinze, que estava sem clube. O argentino assinou por dois anos e será apenas o terceiro comandante na história do clube.
O treinador era uma dos principais alvos do clube para suceder Frank de Boer no cargo principal, no qual estava sendo ocupado pelo interino Stephen Glass desde julho.
Heinze se alinha com as ”raízes” do estilo de jogo do Atlanta United, que foi vencedor da MLS Cup em 2018 sendo liderado por outro argentino, Gerardo ”Tata” Martino, que montou o elenco campeão naquela oportunidade, além de ter treinado o ex-zagueiro quando ainda era profissional no Newell’s Old Boys na temporada 2012/2013.
”El Gringo”, como é conhecido, foi jogador com passagens por clubes como Paris Saint-Germain/FRA, Manchester United/ING e Real Madrid/ESP, além da Seleção Argentina. Começou sua carreira como técnico quando assumiu o Godoy Cruz/ARG em 2015, onde ficou por apenas dois meses. Depois, assumiu o Argentino Juniors que comandou por um ano, com uma média de dois pontos por jogo em 44 partidas. O seu maior trabalho, entretanto, veio no período de 2018 até 2020, quando em 70 jogos esteve a frente do Vélez Sarsfield/ARG, com média de 1.63 pontos ganhos, alcançando a terceira colocação da liga local.
No comunicado oficial da franquia, Gabriel Heinze, disse que está animado com o novo desafio na carreira e ainda ressaltou que ”acredito que minha filosofia futebolística está alinhada com a visão do clube. Sua estrutura e instalações são de classe mundial. Mal posso esperar para conhecer os jogadores, a equipe e os fãs e começar a trabalhar em 2021”.
“Desde o clube foi criado, nosso objetivo tem sido claro: jogar um estilo de jogo agressivo e voltado para o ataque. Gabriel se encaixa nesse molde e tem um estilo de jogo dinâmico com a identidade do nosso time, que é o que estávamos procurando”, disse o vice-presidente e diretor técnico dos rubro-negros, Carlos Bocanegra, que havia prometido para torcida o anúncio de um novo comandante antes do final do ano.
Outro que deu as boas-vindas e expôs suas expectativas com a contratação, foi o presidente da franquia, Darren Eales, que disse ”ele é um dos principais treinadores do futebol sul-americano e estamos muito felizes por ele ter nos escolhido. Embora seu currículo fale por si mesmo, a filosofia de jogo de Gabriel e seu compromisso com o desenvolvimento dos jovens se alinham estreitamente com nossas ideias”.
Os ”Five Stripes”, como é apelidado o time, tem diversos jogadores sul-americanos no elenco atual, que ajudarão Heinze, São cinco compatriotas ao todo, o que é o maior número de um país de fora dos Estados Unidos no plantel. Ainda há dois mexicanos, dois brasileiros, um uruguaio, um venezuelano e um paraguaio.
O Atlanta United em 2020 não conseguiu vaga nos playoffs da Conferência Leste, nem avançou da fase de grupos do MLS Is Back, o que se apresenta como missão para o novo comandante mudar o este panorama para a próxima temporada.
O técnico ainda foi sondado pelo Palmeiras antes de vir para o clube do estado da Geórgia, mas sem sucesso nas negociações por parte dos brasileiros.
(Capa: Reprodução/ Site Atlanta United)