O movimento Black Players for Change venceu o prêmio de Trabalho Humanitário do Ano entregue pela principal liga de futebol dos Estados Unidos, a MLS.
Com mais de 170 jogadores, treinadores e funcionários da liga, o movimento conhecido como BPC foca seus esforços no combate as desigualdades de direitos humanos através de protestos, programas, parcerias e políticas que abordam o racismo sistêmico dentro e fora das quatro linhas.
Em 2020 desde seu anuncio, a organização causou grande impacto fora de campo, após um marcante início de protestos pacíficos feitos pelo grupo de profissionais na partida de inauguração do MLS is Back Tournament – em julho – e que rodou o mundo todo já que na ocasião, mais de 100 jogadores estiveram em campo com mensagens em camisetas como: “Silêncio é violência”, “Preto e orgulhoso” e “Preto o tempo todo” em prol da igualdade racial e pelos direitos humanos.
Mas, não foi só isso. O BPC trabalhou em colaboração com a Adidas e a liga para desenvolver o #MLSisBlack Solidarity Top, uma camiseta exclusiva com os lucros de suas vendas sendo revertidas para o Fundo de Defesa Legal e Educação da NAACP, 100 Black Men of America e para a Player’s Coalition.
Meses depois eles anunciaram planos para construir 12 mini-campos em um ano em conjunto com a Musco Lighting, Adidas e a US Soccer Foundation, visando quebrar as barreiras sistêmicas que impedem as crianças negras de jogar futebol.
Eles também fizeram parcerias com vários grupos para motivar o engajamento das pessoas nas eleições deste ano, e lançaram uma iniciativa apartidária em toda a liga para impulsionar o registro de eleitores para jogadores, clubes, equipes da liga e fãs. A Black Players for Change também fez parceria com More Than A Vote, When We All Vote e NBA Players Association para realizar conferências online com o objetivo de criar anúncios de serviço público para alavancar a plataforma coletiva de atletas e celebridades.
Em reconhecimento aos esforços humanitários da Black Players for Change, a MLS WORKS doará US$5.000 para o BPC. Premiar iniciativas como essas é muito importante, pois valoriza o trabalho consciente de atletas e profissionais anualmente e engaja os mesmos a fazerem cada vez mais. Confira todos os vencedores de 2000 a 2020 logo abaixo:
Vencedores do Humanitário do Ano da MLS WORKS
- 2020: Jogadores Negros pela Mudança
- 2019: Matt Lampson – LA Galaxy
- 2018: Matt Lampson – Minnesota United
- 2017: Ryan Hollingshead – FC Dallas
- 2016: Matt Lampson – Chicago Fire
- 2015: Kei Kamara – Columbus Crew SC
- 2014: AJ DeLaGarza – LA Galaxy
- 2013: Matt Reis – NE Revolution
- 2012: Chris Seitz – FC Dallas
- 2011: Zak Boggs – NE Revolution
- 2010: Seth Stammler – New York Red Bulls
- 2009: Jimmy Conrad – assistentes de Kansas City; Pausa de Logan – Chicago Fire
- 2008: Jose Burciaga Jr. – Colorado Rapids
- 2007: Diego Gutierrez – Chicago Fire
- 2006: Michael Parkhurst – NE Revolution
- 2005: Brian Kamler – Real Salt Lake
- 2004: Chris Henderson – Colorado Rapids
- 2003: Ben Olsen – DC United
- 2002: Steve Jolley – MetroStars
- 2001: Tim Howard – MetroStars
- 2000: Abdul Thompson Conteh – San Jose Earthquakes
(Foto capa: Reprodução arte site oficial mlssoccer.com)