O LA Galaxy está em negociações para adquirir o lateral-esquerdo Jorge Villafaña, do Portland Timbers, de acordo com o jonalista de Jeff Carlisle, da ESPN Americana.
A proposta consiste nas duas equipes trocando as seleções na primeira rodada do SuperDraft de 2021, com os Timbers recebendo a escolha número #8 da primeira rodada do Galaxy, enquanto Los Angeles obterá a opção de escolha de Portland, que é a 17ª escolha geral.
Porém, para o negócio ter sucesso, dependeria de Villafaña assinar um novo contrato. A transação, se concluída, satisfaria os objetivos de ambas as equipes para a próxima temporada.
Para o Galaxy, isso daria a eles um defensor já consagrado para reforçar uma defesa que foi a segunda pior na MLS em 2020, com média de 1,95 gols permitidos por jogo. Enquanto isso, Portland criaria espaço dentro de seu orçamento salarial, já que informações de 2019 revelaram que Villafaña ganhou $ 600.000 em salário-base e $ 617.500 em remuneração garantida.
O jogador de 31 anos, chegou à categoria profissional em 2007 com o agora extinto Chivas USA. Seu próximo desafio foi em Portland, onde chegou após a campanha de 2013, e fez parte do time que conquistou a MLS Cup de 2015. Porém, logo em seguida foi vendido ao Santos Laguna, da Liga MX, por uma taxa de transferência de pouco menos de US$ 1 milhão.
O atleta foi um contribuidor constante para Los Guerreros, fazendo 76 partidas e ajudando o time na conquista do título do Clausura de 2018. Mas sua trajetória se esbarrou novamente com os Timbers, adquirindo Villafaña em agosto de 2018, onde ele retomou seu papel como lateral esquerdo do time, fazendo parte inclusive, da equipe que chegou à final da MLS Cup de 2018, em que o Timbers foi derrotado pelo Atlanta United por 2 a 0 e sendo campeão do MLS is Back em 2020.
Para ocupar a vaga no time do Oregon, os Timbers devem anunciar formalmente a chegada do lateral Claudio Bravo no final deste mês, vindo do Banfield/ARG.
(Capa: Reprodução/ Twitter Portland Timbers)