Quando se olha para o armário de troféus do Toronto FC, é possível encontrar títulos como da Canadian Championship, MLS Cup e a Liga dos Campeões da CONCACAF, mas nem sempre foi assim. E Greg Vanney, que deixou o comando técnico a franquia nos nos últimos dias, teve papel importante para transformar a equipe na potência que é hoje.
Em 2015, Bill Manning foi nomeado presidente do Toronto e uma das primeiras mudanças que ele fez foi construir um armário de troféus para a equipe. Antes de Manning assumir o cargo, o time canadense sofreu com anos de má administração e a construção de um espaço reservado para guardar as conquistas da equipe acabaram servindo como motivo de brincadeiras por parte dos rivais.
Apesar disso, Manning manteve a sua ideia. Ele estava convicto de que, se o Toronto queria ganhar campeonatos, precisava começar a se sentir e agir como um time campeão. Todos os jogadores e a comissão técnica precisavam de um lembrete constante do objetivo que era preencher o armário de troféus. O trabalho de Greg Vanney era alcançar essa meta.
O método de trabalho de Vanney não demorou a dar resultados. O Toronto ganhou uma MLS Cup (e foi vice-campeão em outras duas oportunidades), três Canadian Championship (Copa do Canadá), o título da Supporter’s Shields em 2017 (estabelecendo o recorde de mais pontos em uma temporada) e chegou muito perto de ganhar a Liga dos Campeões da Concacaf em 2018, perdendo nos pênaltis para o Chivas Guadalajara/MEX.
Ao longo do caminho, Vanney foi eleito o técnico do ano da MLS e da Concacaf, ganhando, inclusive, foi apelidado de “The Gregfather”, uma alusão ao filme “O Poderoso Chefão”.
Antes da chegada do técnico ao Toronto, grandes jogadores não cogitavam jogar no Toronto, tendo preferência sempre pelo Los Angeles Galaxy ou os times de Nova York. Com Vanney, esse cenário mudou e o time canadense montou equipes invejáveis na MLS, trazendo nomes como Sebastian Giovinco, Michael Bradley e Jozy Altidore.
O resultado de Vanney no comando do Toronto foi espetacular, levando um time que era motivo de chacota na MLS até a tão sonhada conquista da MLS Cup em apenas três anos de trabalho.
Na última terça-feira, Greg Vanney anunciou sua saída do Toronto FC, mas seu enorme legado ficará marcado na história do clube, dentro e fora de campo.
(Capa: Reprodução/Twitter Toronto FC)