Nesta quarta-feira (16), a Liga MX divulgou a seleção oficial dos onze melhores do torneio Apertura deste ano, nomeado de Guard1anes 2020 e vencido pelo León no último domingo (13). A seleção elaborada por um conselho de jornalistas contou com cinco jogadores do campeão León além do técnico, três jogadores do vice-campeão Pumas e três jogadores dos semi-finalistas, sendo duas presenças do Cruz Azul e uma do Chivas Guadalajara.
Foto: Reprodução/Twitter Liga BBVA MX
Alfredo Talavera (Pumas)
Talavera já é um velho conhecido do futebol mexicano, o goleiro de 38 anos defendeu muito bem a meta do vice-campeão Pumas no seu torneio de estreia pela equipe universitária.
Fernando Navarro (León)
Um dos principais líderes da campanha do León, o lateral-direito marcou quatro gols e deu quatro assistências.
Stiven Barreiro (León)
Apesar da expulsão no jogo de ida da final, Barreiro tem seu lugar nesta seleção, o colombiano demonstrou ser completo com bons índices de roubadas de bola e qualidade na saída de jogo.
Johan Vásquez (Pumas)
O zagueiro canhoto de 22 anos pertencente ao Monterrey foi uma das gratas revelações do Guard1anes 2020, foi responsável por 191 roubadas de bola no torneio, sendo líder neste quesito.
William Tesillo (León)
Tesillo tinha a dura missão de substituir Yairo Moreno, um dos destaques do León em torneios anteriores e que se lesionou durante o certame, e cumpriu a função com maestria sendo o segundo jogador com maior média de passes certos por jogo na competição.
Luis Romo (Cruz Azul)
Velocidade, qualidade e muita polivalência! O volante parecia estar em todas as partes do campo e sem dúvida nenhuma foi crucial tanto para a fase defensiva como para a fase ofensiva do Cruz Azul.
Luis Montes (León)
“Chapito” Montes foi o grande craque do Guardianes 2020. O experiente armador foi maestro em mais um título mexicano do León, o terceiro dele com a camisa 10 do clube.
Ángel Mena (León)
O meia equatoriano é integrante do ataque extremamente eficiente do León, marcou nove gols e deu seis assistências.
Uriel Antuna (Chivas)
O atacante mexicano de 23 anos precisava entregar após suas passagens sem muito sucesso na Europa e na MLS além da bela cifra que o Chivas pagou nele e ele conseguiu, Antuna se provou uma peça importantíssima da equipe de Guadalajara.
Juan Dinenno (Pumas)
O atacante argentino chegou este ano a equipe universitária foi o artilheiro do Pumas com 12 gols em 23 partidas pelo Guard1anes 2020.
Jonathan Rodríguez (Cruz Azul)
O uruguaio “Cabecita” Rodríguez já é figura conhecida na Liga MX e desta vez garantiu a artilharia da competição ao lado de Gignac do Tigres com 13 gols marcados.
Ignacio Ambríz (León)
O mexicano de 55 anos foi o técnico campeão do Guardianes 2020, já havia conquistado uma Champions League da Concacaf em 2016 e uma Copa MX em 2018 com America e Necaxa respectivamente, mas lhe faltava um título de Liga MX que chegou em 2020 ao comandar com brilhantismo o León.
Opinião dos Especialistas TMLS
A seleção contemplou muito bem os atletas e equipes do torneio, faremos abaixo algumas menções honrosas de jogadores que também desempenharam muito bem porém não couberam no 11 ideal da competição:
Goleiros
Rodolfo Cota (León), Corona (Cruz Azul), Carlos Acevedo (Santos Laguna)
Defensores
Jesús Sánchez (Chivas), Miguel Barbieri (Tijuana), Francisco Meza (Tigres), Christian Calderón (Chivas)
Meio-campistas
Pedro Aquino (León), Juan Vigón (Pumas), Orbellín Pineda (Cruz Azul), Favio Álvarez (Pumas), Jean Meneses (León)
Atacantes
André-Pierre Gignac (Tigres), Camilo Sanvezzo (Mazatlán FC), Darío Lezcano (Juárez FC), Carlos González (Pumas)
Capa: Reprodução/Twitter Liga BBVA MX