O zagueiro Mark McKenzie, do Philadelphia Union, participou de uma longa entrevista para o jornalista Anthony Joseph, do site “Sky Sports”, do Reino Unido. O jogador falou sobre sua expectativa de se transferir para o futebol europeu, o exemplo de Vigil Van Dijk, do Liverpool/ING que passou por uma liga periférica antes de se destacar no gigante inglês e que considera a possibilidade de transferência para o Celtic/ESC em um futuro próximo.
“Obviamente, no momento ainda sou jogador do Union, mas espero que em um futuro próximo me encontre em uma situação em que possa dar o salto e me apresentar nessas partidas importantes. Para desenvolver seu jogo e diversificar seu conjunto de habilidades, você precisa ser capaz de jogar e competir com os melhores dos melhores e obter minutos regulares. É difícil entrar e jogar aqui e ali. Você precisa de futebol constante”, disse o defensor, integrante da seleção dos onze melhores jogadores da temporada regular da MLS.
A possibilidade de uma saída para a Europa faz com que o jovem zagueiro trace um parâmetro de evolução para sua carreira, ponderando sobre quais pontos levará em questão antes de assinar contrato com uma nova equipe.
“Acho que você tem que entender onde está como jogador de futebol e pensar ‘qual é a melhor opção para mim? Seria chegar a uma das três ou quatro primeiras ligas? Como é a dinâmica do clube? Existem veteranos na minha posição? Existem indivíduos de alto perfil em minha posição? Estou pronto para competir nesta liga? Onde estão minhas fraquezas? Eu preciso de mais tempo para me desenvolver? Meus pontos fortes se alinham com esta liga? Tudo isso são fatores em que estive pensando e sempre discutindo com meu agente. Provavelmente levarei mais alguns dias para relaxar antes de começar a realmente acelerar e começar a me preparar para 2021”, revelou.
Um dos principais interessados em contar com o futebol de Mark McKenzie, de 21 anos, é o Celtic/ESC. Para contar com o futebol do defensor, de 21 anos, o clube deverá desembolsar cerca de $2.500.000 (R$ 12.650.000). O beque enxerga a negociação com o gigante escocês como um trampolim para sua carreira e se inspira em Virgil Van Dijk, que antes de fazer sucesso no Liverpool, fez uma escala de três temporadas no Celtic antes de se destacar no futebol inglês.
“Você ouve falar do Celtic e da trajetória de Virgil Van Dijk – de lá para o Premier League. Tenho uma ideia geral de como são as ligas e de quem está na frente do pelotão na corrida da liga e nos torneios. Eu sei sobre o Celtic e a liga – e muito”, comentou McKenzie sobre o interesse de um dos mais tradicionais clubes de futebol da Escócia.
Recém convocado para o amistoso do Estados Unidos diante de El Salvador, na semana passada, McKenzie atuou durante os 90 minutos da partida e desponta como o principal zagueiro da MLS quando o assunto é uma transferência internacional. Entretanto, o jogador do Philadelphia Union deverá defender o clube em sua primeira participação na CONCACAF Champions League, de 2021.
(Capa: Reprodução / Philadelphia Union)