A coluna “Além da MLS” vai ao ar toda sexta-feira trazendo informação e opinião sobre as outras ligas de futebol dos Estados Unidos.
Uma das perguntas mais feitas por todos que começam a acompanhar a Major League Soccer é em relação a questão do rebaixamento: Ele não existe, como você já deve saber, mas isso não significa que nos Estados Unidos não existam outras divisões.
Pelo contrário, desde a década de 90, o soccer tem tido um crescimento tão grande nos Estados Unidos que a MLS não conseguiu comportar a demanda de equipes profissionais sozinha. Daí, surgiram outras ligas, independentes da MLS, mas que acabaram ganhando o “selo” de divisões.
Esse “selo” serve para que as equipes mais importantes, com maior poder financeiro e de ligas maiores, não fiquem em pé de igualdade com equipes menores. Por exemplo, a MLS tem o “selo” de primeira divisão, logo, apenas ela dá vaga para a CONCACAF Champions League e suas equipes tem vantagem nos sorteios da Open Cup, por exemplo.
A verdade é que, com tantas ligas surgindo, a US Soccer (Federação Ameriacana) precisou de um mecanismo para organizar o país futebolisticamente, e optou por definir números de divisão, mesmo que não exista o rebaixamento entre elas.
Mas você sabe quantas ligas e como elas estão distribuídas atualmente, em 2021? Confira abaixo:
PRIMEIRA DIVISÃO
MAJOR LEAGUE SOCCER
A MLS é a primeira divisão, obviamente, e é a única. Outras ligas, até mesmo num passado recente, tentaram desbancar a soberana, mas com a US Soccer ao lado, ninguém vai tirar o posto de primeira divisão da MLS.
SEGUNDA DIVISÃO
A USL Championship reina absoluta como a segunda divisão dos Estados Unidos e, hoje, está longe de ser ameaçada. Mesmo com uma crise financeira pós-pandemia que afeta a liga, nenhuma outra divisão no país tem tantos times fortes e poderosos fora da MLS.
A Championship apresenta camisas tradicionais, como Indy Eleven, Tampa Bay Rowdies e está em constante expansão, atingindo mercados onde a MLS não vê vantagem em estar.
A USL Championship foi, até 2017, a terceira divisão do país, mas foi “promovida” devido a seu crescimento e também aos problemas enfrentados pela NASL, segunda divisão na época. A mudança acabou provocando o fim da NASL, enquanto a USL seguiu firmando seu alicerce.
TERCEIRA DIVISÃO
A United Soccer League, que administra também a USL Championship, lançou em 2019 a League One. O objetivo dessa nova liga era estar em cidades menores, com estádios mais acanhados e menor investimento.
A iniciativa funcionou, uma vez que algumas equipes da USL Championship, ao invés de fecharam as portas por conta de problemas financeiros, acabaram se juntando à League One.
O caso mais recente foi o do North Carolina FC, mas dois dos times mais tradicionais do país, Richmond Kickers e Rochester Rhynos, se auto-rebaixaram para a League One. O Kickers segue jogando, enquanto o Rhynos planeja seu retorno para 2022.
NISA
A outra terceira divisão do país é a National Independent Soccer Association, ou NISA. Criada em 2019, a NISA nasceu para “lutar” contra o sistema atual do Soccer, e promete, entre outras coisas, ser a primeira a instituir o rebaixamento no país.
O primeiro movimento da liga neste sentido foi a criação da Independent Cup, copa disputada entre equipes de outras ligas, exceto da MLS e da USL.
A NISA traz times organizados e profissionais, como Detroit City e Chattanooga, além do NY Cosmos e do 1904 FC, equipe que tem Hazard e Demba Ba como investidores.
QUARTA DIVISÃO
De agora em diante, não existe uma oficialização sobre qual liga está em qual nível. Quarta e quinta divisões do país são definidas pela importância de cada uma delas, uma vez que aqui já não estamos falando de ligas profissionais.
Para a quarta divisão, são duas ligas:
NPSL e USL LEAGUE TWO
Enquanto a NPSL segue sendo semi-profissional e abrigando equipes com menor poderio financeiro, a League Two é uma divisão sub23 da USL, que busca ser uma ponte entre jovens jogadores de academias e universidades com o futebol profissional.
Alguns times da MLS e da USL Championship mantém equipes Sub23 na League Two, mas a liga também apresenta muitas equipes independentes, o que aumenta o grau de competitividade.
Geralmente, essas duas ligas são disputadas durante o verão norte-americano, para aproveitar as férias do College. Assim, os jogadores universitários podem jogar pelas equipes e continuarem sendo jogadores/atletas quando a temporada do College retorna.
QUINTA DIVISÃO
Também são duas: USASA e a UPSL, que é mais famosa. A UPSL, inclusive, adota um sistema de rebaixamento interno entre suas mais de 250 equipes e traz peculiaridades, como ter uma conferência no Alasca.
Recentemente, a UPSL foi comprada por um grupo de investidores que promete elevar o nível da liga. Uma divisão no México também surgiu, com a chegada da UPSL MX.
A UPSL, no entanto, se coloca ao lado da NPSL como quarta divisão.
SEXTA DIVISÃO
Daqui pra baixo, é tudo 100% amador e existem inúmeras ligas. As mais relevantes são as citadas acima, uma vez que elas ainda possuem equipes organizadas e também disputam as primeiras fases da US Open Cup.
Comentários estão fechados.