Toda segunda-feira, o Território MLS apresenta a coluna “TMLS Scout”, onde analisamos jogadores com potencial para, em breve, aparecer na principal liga de futebol dos Estados Unidos.
O Campeonato Australiano de Futebol (A-League) possui muitas semelhanças com a Major League Soccer. Os clubes são franquias, tem donos, existe Draft de Expansão quando um novo time entra, teto salarial, entre outros pormenores.
Dentro dessas congruências, há também uma em especifica mais sensível para discussão desta coluna: o City Football Group e o jovem Nathaniel Atkinson.
O grupo de investimentos que detém um portfólio global de times é dono do Melbourne City. Por lá, as ações de contratação, perfil de estilo de jogo, parte tática e o trabalho com os jovens jogadores são as mesmas que o New York City, filial da empresa nos Estados Unidos. Há uma verdadeira sinergia na integração dos trabalhos dos clubes.
É nesse contexto, então, que o versátil Atkinson, de 21 anos, surgiu de forma rápida e fenomenal na terra dos cangurus.
CARACTERÍSTICAS
Quando se fala em Atkinson, a primeira coisa que vale ser ressaltada é a versatilidade.
Quando chegou ao profissional do Melbourne na temporada 2017/2018, ainda com Warren Joyce como seu técnico, ele foi utilizado como extremo pelo lado direito, no esquema 4-3-3, devido sua grande velocidade. Isso permaneceu até a temporada seguinte, que foi a última do inglês no comando do time.
Em 2019/2020, com Erik Mombaerts assumindo o cargo na equipe, Atkinson foi deslocado para lateral direita, onde demonstrou o seu melhor futebol, pois na posição encaixou suas potencialidades ao estilo do técnico francês.
Na lateral-direita, então, duas situações foram apresentadas. A primeira, quando o time tinha a posse de bola, ele afunilava por dentro – como é de praxe nos laterais das franquias do CFG. Por ali, a capacidade de criação e de associação rápida para que as transições ofensivas fossem muito móveis foram elevadas.
A segunda situação, sem a posse, era mais corriqueira de forma geral no futebol. Atkinson se colocava como o primeiro da linha de quatro na defesa, que tentava bloquear a meta do Melbourne City. Assim, ele se destacou pelo poderio de marcação, apesar do porte físico sugerir que não era o lugar adequado para o seu futebol.
Atkinson é a formiguinha do time australiano.
PONTOS DE ATENÇÃO
Apesar da versatilidade, força e capacidade de associação, Atkinson ainda não evoluiu em outros aspectos, como preponderantemente na sua finalização.
Em seus três anos como profissional, o jogador marcou apenas um gol, justo na última temporada, quando começou a participar da armação das jogadas. Porém, não foram por falta de chances que números melhores no quesito não vieram, Atkinson ainda perde muitas chances, o que é completamente normal para um jogador em formação.
RELATÓRIO FINAL
Devido a clara conexão entre New York City e Melbourne City, não é nada fora do comum pensar que o clube da MLS poderia apostar nas qualidades do australiano, afinal com a debandada de jogadores importantes, inclusive na lateral, como Tinnerholm, ele seria um reforço barato, jovem e promissor – três pilares que vem norteando as decisões do time da Big Apple City.
Nome: Nathaniel Atkinson
Idade: 21 anos
Posição: Lateral-direito/Meia/Ponta
Nacionalidade: Australiana
Equipe: Melbourne City/AUS
Liga: Campeonato Australiano (A-League)
(Capa: Divulgação/Melbourne City)