Análise: O que esperar de Chris Armas no Toronto FC?

Publicado:

Pouco mais de um mês após a saída de Greg Vanney e após a especulação de nomes como Patrick Vieira e Laurent Blanc, o contratou Chris Armas para substituí-lo. E a resposta inicial não foi boa.

REDES SOCIAIS

Nos primeiros comentários e podcasts sobre o assunto as palavras mais citadas foram “surpresa” e “decepcionante”. Embora tenha sido o primeiro a ser especulado quando da saída de Vanney.

O discurso da direção do Toronto FC, especialmente do General Manager Ali Curtis, foi de grandeza e uma substituição à altura. E a impressão inicial da imprensa e principalmente da torcida foi de que Armas não cumpre esse papel.

A principal reclamação está relacionada com o fato de que Armas não é um nome que atraia grandes jogadores e que seria um apoio na contratação de um jogador designado de peso. Além disso, Chris teria condição de controlar e por no banco Altidore e Bradley, se achar necessário?

De forma geral, a opinião de todos é que não.

NÚMEROS

Nas últimas quatro temporadas, incluindo a de 2020, o time campeão da em uma oportunidade atingiu uma média de pontos por jogo acima de 1,78 e ganhou pelo menos 47% das suas partidas na temporada regular.

Vanney teve duas temporadas com média de campeão. Em 2017, quando levou a MLS Cup e 2020, quando foi surpreendentemente eliminado no playoffs pelo estreante Nashville. Considerando todo o tempo em Toronto, Greg fez 200 jogos, vencendo 43% dos jogos para uma média de pontos por jogo de 1,52.

Já Chris Armas teve apenas uma temporada completa como técnico do New York Red Bulls, em 2019, quando foi aos playoffs uma vez, com 1,41 pontos por jogo e vencendo 41% das partidas. No total, foram 58 jogos, vencendo 48% deles.

Toronto FC

EXPECTATIVA

Olhando apenas os números, não temos nenhum motivo para acreditar que Chris Armas não tenha condição de fazer um grande trabalho no Toronto FC. Apesar da amostragem menor em relação a Vanney. Seus números são melhores e o técnico já mostrou ser capaz de levar sua equipe aos playoffs. Foi assim em 2018 quando assumiu no meio da temporada e em 2019.

Desde que foi contratado, Armas já mostrou estar otimista em continuar levando os Reds a brigar por títulos. A imprensa local já começa a se mostrar menos desconfiada e começa também a ver com bons olhos a contratação.

Fato é que o General Manager Ali Curtis teve um mês intenso de pesquisas, entrevistas e estudos para tomar essa decisão e jogou sua sorte nessa contratação. Portanto, podemos esperar mais uma no de Toronto FC competitivo e bringado por títulos, ou um 2022 sem Armas e Curtis para a temporada.

(Capa: Reprodução/ Site Toronto FC)

Artigos Relacionados

Artigos Recentes