Em sete de março de 2020 o nigeriano Ifunanyachi Achara fez sua estreia pelo Toronto FC. Com atuação destacada, um gol anulado aos 11′ minutos e o gol da vitória aos 81′ minutos. Depesempenho para criar uma grande expectativa sobre o jovem ponta esquerda de então 22 anos. Contudo, poucos dias depois, a COVID-19 paralisa o mundo e consequentemente a Major League Soccer.
Após quatro meses, o Toronto FC voltou aos treinos e se preparava para o torneio MLS is Back quando Achara teve o primeiro grande baque de sua recem-iniciada carreira: uma lesão no treino que levou a cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral do joelho esquerdo.
A LESÃO
Durante uma sessão de treinamento antes do MLS is Back, Achara e Omar Gonzales disputaram uma bola já nos últimos minutos do treino. Em suma, o confronto acabou em lesão para o nigeriano.
Dessa forma, o jogador foi submetido a cirurgia no dia nove de julho e a expectativa era de uma longa recuperação. Era esperado que o jogador voltasse aos gramados para o início da temporada 2021, afinal.
Técnico do time na ocasião, Greg Vanney declarou a época que esse tipo de lesão é decepcionantes para todos.
EXPECTATIVA
De acordo com Chris Armas, que falou ao Toronto Sun na última semana, Achara não estará disponível para a final da Canadian Championship em março. Ainda segundo Armas, a recuperação deve demorar ainda alguns meses.
Versátil, o jogador estava cotato para ser titular do time em 2020. Greg Vanney declarou que “se não estiver entre os titulares, certamente estará entre os primeiros a entrar em campo durante o jogo”.
OPÇÕES
Sem poder contar com o retorno de Achara e com Akinola igualmente fora se recuperando da lesão sofrida no fim da temporada passada, a responsabilidade pelos gols do Toronto FC ficará para o jogador designado Josy Altidore.
Na equipe desde 2015, o americano de 31 anos participou de apenas 13 jogos na temporada passada, com dois gols e uma assistência tendo passado boa parte do ano lesionado. No total, são 123 jogos, 58 gols e 20 assistências pelo Toronto FC.
Assim como eles, Armas tem a disposição o americano Patrick Mullins (29 anos, 27 gols em 139 jogos na MLS) e o venezuelano Erickson Gallardo (24 anos, 0 gols em 10 jogos) e o novato canadense Jordan Perruzza.
(Capa: Reprodução/Getty Images)