A Liga dos Campeões da CONCACAF terá um formato reformulado a partir do final de 2023, incluindo uma fase de grupos maior e mais regionalizada com muitos times, e posteriormente, uma fase eliminatória disputada no outro ano com as 16 equipes classificadas.
A fase de grupos irá dividir os clubes da América do Norte, América Central e do Caribe. Na América do Norte, que incluirá 20 times do Canadá, México e Estados Unidos e terá as equipes divididas em quatro grupos de cinco.
A CONCACAF não anunciou quantas inscrições serão concedidas a cada país, e a representação pode variar a cada temporada. No entanto, confirmou uma vaga na fase de grupos da América do Norte reservada para o vencedor da Leagues Cup, a nova competição eliminatória organizada pela MLS e pela Liga MX.
Confira como ficou a divisão regional na fase de grupos:
América do Norte
Um total de 20 clubes do Canadá, México e EUA se classificarão para a Liga dos Campeões da Concacaf por meio dos desempenhos em ligas nacionais e copas, incluindo uma vaga de qualificação na Leagues Cup.
Os 20 clubes serão divididos em quatro grupos de cinco. Cada clube vai jogar um total de quatro partidas na fase de grupos, duas em casa e duas fora.
Após o jogo da fase de grupos, os quatro vencedores dos grupos e os quatro segundos colocados do grupo se classificam para a fase eliminatória da Liga dos Campeões da Concacaf. A esses oito clubes juntam-se a mais três clubes norte-americanos, que se classificam através de uma rodada de play-in que se segue à fase de grupos, totalizando 11 dos 16 para o mata-mata.
América Central
Um total de 20 clubes de Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá se classificarão para a Liga dos Campeões da Concacaf por desempenho em ligas nacionais e de uma nova competição centro-americana.
Os 20 clubes serão divididos em quatro grupos de cinco. Cada clube vai jogar um total de quatro partidas na fase de grupos, duas em casa e duas fora.
Após o jogo da fase de grupos, os quatro vencedores dos grupos e os quatro segundos colocados do grupo se classificam para um play-in, os quatro vencedores se classificam para a fase eliminatória da Liga dos Campeões da Concacaf.
Caribe
Um total de 10 clubes do Caribe se qualificarão para a fase de grupos da Liga dos Campeões da Concacaf. Desses 10, oito se qualificarão diretamente por meio de ligas profissionais na região do Caribe e mais dois por meio de uma nova Copa do Caribe.
Os 10 clubes serão divididos em dois grupos de cinco. Cada clube vai jogar um total de quatro partidas na fase de grupos, duas em casa e duas fora.
Após o jogo da fase de grupos, os dois vencedores dos grupos se classificam para uma partida play-in, cujo vencedor se classifica para a tão sonhada fase eliminatória da Liga dos Campeões da Concacaf.
Em uma ligação com repórteres, o presidente da CONCACAF, Victor Montagliani disse que houve adesão rápida da MLS e da Liga MX, apesar do potencial congestionamento do cronograma e do interesse em apoiar suas próprias competições.
“Eles tiveram um crescimento tremendo nos últimos 25 anos, mas precisam passar para a próxima fase”, disse ele sobre a MLS. “A próxima etapa para eles é a relevância internacional e isso será feito através da Champions League.”
Com o encerramento da Concacaf League em 2022, Montagliani falou das possíveis novas competições na América Central e do Caribe:
“Também estamos muito entusiasmados com a perspectiva de novas competições da Copa da América Central e do Caribe como parte desse novo ecossistema. Elas proporcionarão grandes confrontos entre clubes rivais e impulsionarão ainda mais o desenvolvimento do jogo de clubes nas respectivas regiões. “
Por fim, Montagliani também disse que não tem certeza de quando começará a expansão do Mundial de Clubes da FIFA, mas a premissa inicial é que a Concacaf terá três vagas, porém a frequência da competição e a forma como essas vagas serão determinados ainda não foram confirmados.
(Capa: Divulgação/ Concacaf Champions League)