Nesta segunda-feira (08), a Major League Soccer em conjunto com a Associação de Jogadores do campeonato, anunciaram que as duas partes chegaram a uma resolução sobre Acordo Coletivo de Trabalho (CBA, na sigla em inglês) por sete anos. O novo acordo entra em vigor a partir de 8 de fevereiro até 31 de janeiro de 2028.
Abaixo, o comunicado na íntegra:
A Major League Soccer e a Major League Soccer Players Association finalizaram hoje um novo Acordo Coletivo de Trabalho, cobrindo os próximos sete anos, de 2021 a 2027, que foi ratificado pela Junta de Dirigentes da MLS e pelos membros da MLSPA.
A MLS, a MLSPA e os jogadores trabalharam juntos para lidar com o grande impacto da pandemia de COVID-19 na Liga em 2021. Os principais termos do novo CBA, que são resumidos abaixo, incluem:
- EXTENSÃO DE DOIS ANOS COM FREE AGENCY AMPLIADA – Prorrogação de dois anos do contrato existente; o novo CBA vai até 2027. Como resultado, as primeiras 32 temporadas da MLS – de 1996 a 2027 – terão ocorrido sem interrupção do trabalho. Começando na temporada de 2026, jogadores com 24 anos ou mais com pelo menos quatro anos de serviço na MLS ao final de seus contratos são elegíveis para se tornarem agentes livres dentro da MLS, proporcionando aos jogadores em um estágio de suas carreiras oportunidades de negociar e passar para diferentes clubes da MLS.
- 100% DE REMUNERAÇÃO EM 2021 – Os jogadores receberão 100 por cento de sua remuneração em 2021, incluindo salários e bônus.
”Agradecemos à liderança da MLSPA e aos jogadores por sua abordagem atenciosa e colaborativa no novo CBA”, disse o comissário da MLS, Don Garber. “Trabalhamos juntos para diminuir o impacto contínuo do COVID-19 na Liga e agradecemos os esforços dos jogadores para desenvolver um CBA que lida com a incerteza da pandemia ao mesmo tempo que fornece estabilidade durante os próximos sete anos para permitir um maior crescimento. Esperamos ver os jogadores em campo em algumas semanas, no lançamento da temporada de 2021”, completou o mandatário também no comunicado.
Além dos aspectos descritos acima, outro ponto importante do novo acordo é de que quando a liga assinar um novo contrato de direitos de transmissão internacional e nacional, uma porcentagem de 12,5% a partir de 2023 será inclusa nos salários dos jogadores. De 2025 até o final do pacto serão 25% pagos.
Pormenores como bônus e contribuição (títulos, vitórias, etc) permanecerão os mesmo do antigo contrato. Já a taxa máxima de orçamento para salários, que é o limite que um clube pode ser cobrado por um jogador em seus vencimentos subirá de US$ 612 mil (dólares) em 2021 para US$ 883 mil em 2027.
Salários mínimos a jogadores seniores, na lista de reservas também aumentaram. O que se manteve, no entanto, foi o limite de três jogadores designados por franquia.
A Major League Soccer anunciará o cronograma da temporada regular de 2021 nas próximas semanas.
(Capa: Reprodução/ Site MLS)