A iniciativa de contratações de jovens jogadores Sub-22 na MLS teve novidades e se trata de um artifício que deve ser utilizado para o sucesso financeiro e esportivo aos times da liga.
Para ser elegível, o jogador não pode fazer 23 anos na primeira temporada de seu contrato e tem um salário limitado em até $150-$200 mil doláres anuais. Embora a Iniciativa Sub-22 estivesse no acordo coletivo de trabalho feito em janeiro de 2020, a liga não divulgou muitos detalhes sobre o tema. Em resumo o que se sabe é que a partir de 2021, a MLS permitirá que os clubes inscrevam até três jogadores com 22 anos ou menos com um custo reduzido no orçamento salarial do clube.
Outro detalhe revelado é que apesar do limite salarial o custo de aquisição são ilimitados para jogodores oriundos deste processo, além de que uma vez contratato via iniciativa Sub-22, o jogador poderá permanecer sob esta designação até completar 25 anos.
A Iniciativa para menores de 22 anos é importante aos clubes da MLS e já vemos alguns clubes se movimentando neste sentido como o Atlanta United, que tem a cultura de contratar jovens talentos, principalmente sul-americanos, e recentemente trouxe o voltante argentino Santiago Sosa, de 21 anos, do River Plate/ARG.
(Capa: Reprodução/ Site MLS)