TMLS Scout – Kevin Sambonino, a mais nova pérola do Pacífico

Publicado:

Toda segunda-feira, o Território apresenta a coluna “TMLS Scout”, onde analisamos jogadores com potencial para, em breve, aparecer na principal liga de futebol dos Estados Unidos.

Kevin Sambonino Pérola do Pacífico

Guayaquil, maior cidade do Equador e conhecida como a pérola do pacífico, é também sede uma das mais novas sedes do City Group, o Guayaquil City F.C.

A equipe mais nova da primeira divisão local, está na elite do país desde 2015 e tem evoluído ano após ano, esportiva e financeiramente. Tal crescimento se dá muito pela captação e revelação de jovens jogadores.

Em 2021, a grande aposta de suas canteras é Kevin Sambonino, meio-campista de apenas 20 anos e que já soma 50 jogos na Liga Pro Ecuador.

CARACTERÍSTICAS

Sambonino é um daqueles prospectos intrigantes, pois trata-se de um meio-campista que tanto pode atuar fazendo as vezes de um volante de contenção quanto na posição de volante construtor, carregando mais a bola em direção ao ataque.

Na última temporada, o técnico Pool Gavilánez optou por usá-lo na condição de primeiro homem de meio, sobretudo com a chegada do experiente Fernando Gaibor, que foi aos poucos assumindo a criação da equipe que terminou na 6° colocação.

Porém, o camisa 17 tem plenas condições de ser mais que apenas um marcador, pois é dono um ótimo passe curto/longo e bom controle de bola, além de jogar sempre com a cabeça erguida.

Há de se destacar também seu bom posicionamento em campo, facilitando a saída de bola e construção de jogo.

No último dia 29, foi um dos indicados a revelação do último campeonato, muito pela contribuição que deu a uma das grandes surpresas da liga.

PONTOS DE ATENÇÃO 

Embora seja um jogador versátil, Kevin Sambonino ainda precisa pisar mais na área adversária para ser uma ameaça real ao adversário, o que muitas vezes o limita a um marcador/passador.

Tal condição se reflete no número de gols marcados, apenas um desde sua estreia no futebol profissional, mesmo sendo o jogador sub-21 com mais minutos em toda primeira divisão no último ano.

Outro ponto a se ressaltar é a sua disciplina, pois são 16 cartões amarelos em 51 partidas com o conjunto celeste, o que levanta questionamentos sobre seu temperamento.

RELATÓRIO FINAL

Em que pese a pouca idade, Sambonino tem evoluído rapidamente desde seu primeiro jogo na equipe principal jogando com classe e executando seu jogo com qualidade.

Os 88% de acerto de passes em 2020 mostram uma das facetas mais importantes de seu arsenal, o passe efetivo, o que dá fluidez a transição ofensiva.

O fato de o Guayaquil City pertencer ao mesmo grupo do /EUA, transforma uma eventual transferência para a em algo muito possível de acontecer, ainda mais como reposição a um meio campo que perdeu Alexander Ring e pode perder Jesús Medina.

Contudo, devido a grande temporada realizada em seu país, o garoto de Guayaquil já despertou a atenção de gigantes equatorianos, como os conterrâneos Emelec/EQU e Barcelona/EQU.

Seu passe hoje gira em torno dos U$$ 2.000,000 de dólares, segundo o site Ecuagol, o que diante de tamanho potencial para ser um jogador influente na criação de jogadas, pode ser uma pechincha para quem quiser apostar em um dos grandes nomes da nova (e boa) geração equatoriana.

Nome: Kevin Josué Sambonino Terán
Idade: 20 anos
Posição: Volante Central/Segundo Volante
Local de Nascimento: Guayaquil – Equador
Equipe: Guayaquil City FC/EQU
Liga: Campeonato Equatoriano (Liga Pro)

(Capa: Divulgação/Liga Pro Ecuador)

Artigos Relacionados

Artigos Recentes