Toda segunda-feira, o Território MLS apresenta a coluna “TMLS Scout”, onde analisamos jogadores com potencial para, em breve, aparecer na principal liga de futebol dos Estados Unidos.
A Colômbia tem sido um dos países que mais fornecem jogadores a centros financeiramente mais fortes, assim como Brasil e Argentina e, em maior escala, Liga MX, Major League Soccer e demais ligas europeias que estão fora do tradicional top cinco, como a Bélgica.
A terra de grandes clubes do continente como Atlético Nacional/COL, América de Cali/COL e Millonarios/COL está revelando mais um craque e, desta vez, em um clube menos laureado porém muito conhecido do torcedor brasileiro: Tolima/COL. Trata-se do meio-campista Jaminton Campaz, que certamente não ficará por muito mais tempo atuando no futebol país.
CARACTERÍSTICAS
Mesmo tão jovem, Campaz assumiu a liderança técnica de uma equipe, que embora não tenha um dos maiores orçamentos da liga, é sempre muito competitiva.
O camisa oito do vinotinto é o grande armador da equipe podendo jogar um pouco mais recuado ou, até mesmo, cair pelas pontas já que possui muita velocidade.
Jaminton alia velocidade no drible a uma impressionante visão de jogo que lhe permite o acerto de passes inclusive em lançamentos longos, sem contar outros fatores decisivos em seu jogo como a bola parada e o chute de fora da área, talvez o fator mais destacado de seu jogo entre tantos atributos.
Algo que chama atenção é como Campaz não titubeia em arriscar de fora da área. O colombiano é extremamente estimulado a isso pelo protagonismo que possui em sua equipe e pelo seu técnico Hernán Torres, treinador de muito respaldo dentro do clube.
PONTOS DE ATENÇÃO
O jogador em questão parece preparado para alçar vôos mais altos na carreira de modo que não existem muitos pontos negativos quanto a isso, mas existem ressalvas em como ele vai se portar em outros cenários nos quais ele não tenha este protagonismo e nem uma grande confiança do treinador, como é atualmente no Tolima/COL.
Além disso, é importante destacar que seu principal predicado, o arremate de média distância, também pode ser um problema, dependendo de onde se encontrar, já que a característica pode não ser bem-vinda em equipes que trabalham muito a bola antes da finalização.
RELATÓRIO FINAL
Corram pelo homem! Campaz já é alvo de vários clubes, muito especulado em Boca Juniors/ARG e River Plate/ARG, além de algumas notícias já o relacionarem a clubes da MLS como o Columbus Crew e a futura expansão da Liga, o Charlotte FC.
Nome: Jaminton Campaz
Idade: 20 anos
Posição: Meia ofensivo/Extremo direito/Extremo esquerdo
Nacionalidade: Colombiana
Equipe: Tolima/COL
Liga: Campeonato Colombiano/Copa Colômbia
(Capa: Reprodução/Facebook Oficial)