A paixão por seus clubes levou esses três jogadores a expressante marca de mais de 10 anos defendendo a mesma camisa
A Major League Soccer entra em sua 26° temporada, e desde 1996 vem evoluindo e se destacando no cenário futebolístico mundial como uma importante liga. Durante boa parte deste período, inclusive, três jogadores honram a mais de 10 anos a camisa de seus respectivos times, repetindo histórias de amor como em outros centros do futebol mundial. Confira a lista abaixo:
Graham Zusi
Graham Jonathan Zusi, de 34 anos, é atualmente o jogador com mais tempo na MLS por um clube. No Sporting Kansas City desde o inicio 2009, Zusi já disputou 345 partidas pelo time, alcançando um troféu da MLS Cup e três da U.S. Open Cup.
Zusi participou de uma entrevista a um programa de rádio da Sports Radio 810 WHB, de Kansas City, no início do mês, onde foi surpreendido ao saber que era o primeiro jogador a atingir 13 temporadas pelo mesmo clube. De acordo com o próprio ídolo, ele disse o seguinte: “Isso é selvagem e eu adoro isso, não sou uma pessoa de acompanhar estatísticas, mas acho isso muito incrível. Absolutamente amo o Kansas City e quero 100% que este seja o único time em que vou jogar em minha carreira. Isso não acontece mais nos esportes. Eu adoraria ser um jogador de um clube só”.
Chris Wondolowski
Christopher Elliott Wondolowski, de 38 anos, é o segundo jogador com mais tempo por um clube na MLS, no San Jose Earthquakes desde a metade 2009. Já disputou 416 partidas pelo time, alcançando conquistas individuais como 4 artilharias entre os anos de 2009 a 2013 e um premio de MVP na temporada 2012.
Wondolowski ostenta o posto de maior artilheiro da história da liga, com seus 166 gols. Recentemente rondam informações da aproximação de sua aposentadoria, porém, de acordo com o próprio, ele se sente preparado para mais uma temporada.
Russell Teibert
Fechando o pódio, o canadense Russell Teibert, de 28 anos, é atualmente o terceiro jogador em atividade com mais tempo em uma franquia na liga, usando a camisa do Vancouver Whitecaps FC desde 2010. Com menos marcas e títulos expressivos o volante conquistou 1 Copa do Canadá na temporada 14/15 e atingiu até agora 226 partidas.
Fato curioso sobre o jogador, é que durante o isolamento social vivido em 2020 por conta da pandemia do COVID-19, um colega de equipe entregou que Teibert não acompanha serviços de streaming, brincando com o fato de ele ainda estar na era do VHS.
Gaddis
Outro jogador que surpreendeu pela longevidade em campo por um clube foi Ray Gaddis, de 31 anos, que após nove temporadas no Philadelphia Union, decidiu pendurar as chuteiras. Gaddis defendeu o clube em 221 partidas, maior número de jogos por um atleta da franquia de Chester.
Bônus: Peter Vermes
Falar de amor a camisa e se esquecer de Peter Vermes é algo impossível, mesmo esta lista sendo focada nos jogadores. No comando do Sporting Kansas City a mais de dez anos, o treinador ostenta a marca de mais de 400 jogos como treinador e um troféu da MLS Cup e três da U.S. Open Cup. O SKC se orgulha de ter o técnico e o jogador a mais tempo disputando a MLS.
(Capa: Reprodução/Twitter Sporting Kansas City)