Semelhantes a qualquer outra equipe, times da Major League Soccer gostam de esbanjar seus titulos conquistados. Mas alguns ainda não conseguiram esse feito mesmo com muito tempo de historia na liga
Ganhar campeonatos é o objetivo de qualquer time e atleta profissional. No futebol, os troféus são conquistados por meio de várias competições. Mesmo com o equilíbrio de forças que existe entre os times da Major League Soccer, alguns clubes tiveram que esperar mais tempo do que outros para levantar seus títulos.
Nem todas as competições têm formatos iguais, e a porcentagem de desejo de conquista é bem diferente. Por exemplo, na Inglaterra, a Premier League é mais cobiçável do que a Community Shield. Já no ponto de vista do futebol norte-americano, os principais troféus oferecidos para as principais equipes são a MLS Cup, Supporters Shield, US Open Cup e a CONCACAF Champions League. A Campeones Cup e a Leagues Cup, que reunem equipes da Liga MX e da MLS são troféus oficiais, apesar de serem ainda vistos com pouca expressão.
Então, quais os times da MLS com maior período de seca de títulos? Vamos a lista!
Vancouver Whitecaps
O Vancouver Whitecaps ganhou alguns troféus na sua história atual, mas não levantou nenhum ligado as principais competições. Eles chegaram na Major League Soccer em 2011 junto com o Portland Timbers. Enquanto os dois outros dois do trio da região Cascadia (Seatltte e Porltand) se tornaram forças consistentes na última década, o Whitecaps teve apenas um sucesso passageiro. O mais longe que eles chegaram foi na conquista de um segundo lugar na temporada regular da Conferência Oeste em 2015, possibilitando uma vaga direta para semifinal da Conferencia Oeste. A equipe canadense repetiria novamente o feito dois anos depois chegando em outra semifinal de conferencia.
A última vez que o Colorado teve seus dias de gloria foi em 2010. O Rapids conseguiu marcar o gol de empate no segundo tempo com Conor Casey, o que levou a partida para uma prorrogação, seguido por um gol contra do zagueiro George John que mudaria a partida. Esta foi o primeiro, e até agora o único grande feito do Rapids. Desde então, o mais perto que eles chegaram de levantar outro caneco foi em 2016, quando terminaram a temporada regular a dois pontos atrás do FC Dallas em busca da Supporters Shield. Voltando no tempo, eles também perderam a final da US Open Cup de 1999 para Rochester Rhinos. Em outras palavras, são 11 anos de seca.
Real Salt Lake
A seca de títulos do Real Salt Lake só aumenta. Já são 12 anos sem levantar um título. Os torcedores do Real Salt Lake sentem falta dos dias de gloria de Kyle Beckerman e Nick Rimando, ídolos da equipe de Utah, que conquistaram o único e último título da MLS Cup. Desde de 2009 isso não aconteceu mais. O Real Salt Lake teve algumas oportunidades para aumentar sua coleção de troféus. A equipe até chegou perto de outra final de MLS Cup em 2011 mas caiu na semifinal. Em 2013, a equipe de Utah sonhou novamente mas o sonho foi por água a baixo perdendo nos pênaltis pro Sporting Kansas City a MLS Cup. O ano de 2013 realmente não foi um bom ano pro RSL, já que eles também perderam a final da US Open Cup para o DC United.
New England Revolution
Conhecidos como ‘’ o cheirinho americano”, essa duvidosa similitude é suficiente para representar o New England Revolution nas competições. Já são 14 anos de seca. A equipe foi vice campeã em cinco MLS Cups e foi duas vezes vice na US Open Cup. Seu único sucesso foi na US Open Cup e aconteceu em 2007, com uma vitória por 3 a 2 sobre o FC Dallas. Outro título da equipe de Foxborough foi na SuperLiga norte-americana de 2008, uma competição realizada entre os times da MLS e da Liga MX que foi extinta em 2011.
Chicago Fire
Por ser o clube da MLS com a maior seca de troféus em uma década e meia, é fácil entender por que isso acontece. O Fire foi um time de sucesso nos primeiros anos da Major League Soccer no final dos anos 90 até meados dos anos 2000. O último troféu que conquistaram foi a US Open Cup de 2006 que tinha Jim Curtin como jogador, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Los Angeles Galaxy. O time de Windy City tem na sua galeria quatro US Open Cup e uma MLS CUP em 1998 vencendo o DC United por 2×0.
A temporada de 2021 esta prevista para começar no dia 17 de Abril. Veremos uma dessas equipes quebrarem essa seca? Só o tempo e o futebol nos dará essa resposta.
(Capa: Reprodução/Chicago Fire)