Proprietário minoritário da franquia de expansão, o renomado ator Matthew McConaughey, quer o Austin FC como porta-bandeira da cidade
O ator Matthew McConaughey é um dos proprietários da mais nova franquia da Major League Soccer, o Austin FC, que vai estrear na liga esta temporada. A celebridade de 51 anos aspira que o clube da cidade seja mais do que apenas um time de futebol. O ator quer uma representação fiel da capital do Texas em jogos no Q2 Stadium.
Com raízes fincadas na cidade, seja como residente, o professor e ex-aluno da Universidade do Texas em Austin, McConaughey também é ministro da cultura do time e não mede esforços para que o clube seja um lugar acolhedor para todos os diversificados grupos de pessoas que vivem na cidade. Em uma entrevista com Don Garber, comissário da MLS, o ator se mostra entusiasmado em defender os valores da comunidade, não só tratando como apenas um mercado consumidor.
Queremos que o Austin FC seja sinônimo de Austin. Queremos que o clube seja o porta-bandeira de Austin, dentro e fora do esporte. Minha esperança é que, se você tirar uma foto do estádio em qualquer noite … (ele) deve se parecer com todas as partes ricas e diversificadas de Austin em um estádio. E agora estamos criando um destino para todas as diferentes comunidades de Austin se reunirem.”
Sobre os perfis diferentes da população da cidade, McConaughey fala da importância da construção da identidade e do DNA local:
“O DNA de Austin, que o torna tão incrível, são as pessoas. As pessoas compõem a vibe. Você tem esta capital do estado em Austin, Texas, deste lado da rua e do outro lado da rua, você tem uma universidade jovem e vibrante com 50.000 rapazes e moças (lutando) pelo progresso. Onde aqueles dois se estendem e puxam um do outro faz parte da vibração de Austin.”
Vencedor do Oscar de melhor ator pelo filme Clube de Compras Dallas e marido da modelo brasileira Camila Alves, ele disse que sua paixão pela cidade torna o investimento no Austin FC uma escolha pessoal, mas também houve o apoio de sua família que tornou esse projeto válido para McConaughey. O ator ainda mencionou que sua esposa e três filhos são fãs de futebol, por isso, pensa no clube como algo que pode fazer parte de seu próprio legado.
Por fim, McConaughey enxergou uma semelhança entre Austin e o crescimento do futebol nos Estados Unidos, descrevendo-os como “uma cidade emergente e um esporte emergente”, de modo que este pode ser um casamento perfeito para o futuro do Austin FC na principal liga de futebol do país, a Major League Soccer.
O Austin FC estreia na Liga contra o LAFC no dia 17 de abril, e fará seu primeiro jogo em casa no Q2 Stadium contra o San Jose Earthquakes em 19 de junho.
(Capa: Reprodução/Major League Soccer)