CONCACAF estuda criar Liga dos Campeões feminina

Publicado:

está mudando o foco para os clubes e espera lançar um torneio de clubes em 2023 ou 2024

Segundo Jonathan Tannenwald, do The Philadelphia Inquirer, uma fonte adiantou ao jornal que a CONCACAF planeja estruturar uma competição feminina de clubes na América do Norte, América Central e Caribe. O objetivo da confederação seria a criação de uma Liga dos Campeões da categoria visando acompanhar o crescimento do futebol feminino no continente.

Apesar do domínio das seleções femininas de Estados Unidos e , existem outras expoentes surgindo, como por exemplo a Costa Rica que estreou na Copa do Mundo feminina em 2015 e a Jamaica que estreiou na competição mundial em 2019. O mundial feminino de 2023 contará com uma expansão de 24 para 32 participantes, o que é visto pela entidade da América do Norte como uma chance de que mais seleções ligadas a ela cheguem à Copa do Mundo de 2023.

O projeto de lançamento de uma competição feminina de clubes, que envolva todo o continente, vem atrelada à tentativa de que a categoria receba mais investimentos ao invés de só serem lembradas nos períodos de eliminatórias. Outro ponto é que, após a Copa do Mundo de 2023, será criada uma Liga das Nações Femininas da CONCACAF exigindo que os outros países com exceção dos Estados Unidos, tenham ligas e times com capacidade de fornecer jogadoras às respectivas seleções.

A confederação tem como objetivo uma equiparação de nível no futebol feminino do continente, já que a está em um nível muito acima do resto do continente. A liga mexicana feminina tem crescido e já chama atenção, além da liga do , Costa Rica e Jamaica tem sido observadas pela CONCACAF já que pós-Copa (2015 e 2019) as ligas nacionais femininas desses dois países tem crescido.

(Capa: Reprodução/Twitter NWSL)

@pdtorres_
@pdtorres_
23 anos e morador de Santa Luzia. Formado em jornalismo pelo Centro Universitário UNA, ex-estagiário da ASCOM da Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte. Atualmente redator nos portais esportivos Na Beira do Campo (como setorista do Cruzeiro), no Território MLS portal especializado em futebol dos EUA. Faço análises táticas no Twitter.

Artigos Relacionados

Artigos Recentes