Concacaf está mudando o foco para os clubes e espera lançar um torneio continental de clubes em 2023 ou 2024
Segundo Jonathan Tannenwald, do The Philadelphia Inquirer, uma fonte adiantou ao jornal que a CONCACAF planeja estruturar uma competição feminina de clubes na América do Norte, América Central e Caribe. O objetivo da confederação seria a criação de uma Liga dos Campeões da categoria visando acompanhar o crescimento do futebol feminino no continente.
Apesar do domínio das seleções femininas de Estados Unidos e Canadá, existem outras expoentes surgindo, como por exemplo a Costa Rica que estreou na Copa do Mundo feminina em 2015 e a Jamaica que estreiou na competição mundial em 2019. O mundial feminino de 2023 contará com uma expansão de 24 para 32 participantes, o que é visto pela entidade da América do Norte como uma chance de que mais seleções ligadas a ela cheguem à Copa do Mundo de 2023.
O projeto de lançamento de uma competição feminina de clubes, que envolva todo o continente, vem atrelada à tentativa de que a categoria receba mais investimentos ao invés de só serem lembradas nos períodos de eliminatórias. Outro ponto é que, após a Copa do Mundo de 2023, será criada uma Liga das Nações Femininas da CONCACAF exigindo que os outros países com exceção dos Estados Unidos, tenham ligas e times com capacidade de fornecer jogadoras às respectivas seleções.
A confederação tem como objetivo uma equiparação de nível no futebol feminino do continente, já que a NWSL está em um nível muito acima do resto do continente. A liga mexicana feminina tem crescido e já chama atenção, além da liga do México, Costa Rica e Jamaica tem sido observadas pela CONCACAF já que pós-Copa (2015 e 2019) as ligas nacionais femininas desses dois países tem crescido.
(Capa: Reprodução/Twitter NWSL)