Seleção com jogadores sub-23, comandados pelo técnico Jason Kreis, espantaram desconfiança de atuação ruim na partida de estreia com vitória categórica consolidada no segundo tempo contra a seleção dominicana
Neste domingo (21), a Seleção Norte-americana venceu por 4 a 0 a República Dominica, no Estádio Akron, no México, pela segunda rodada da fase de grupos do Pré-Olímpico no grupo A da competição. Os gols do jogo foram anotados por Jackson Yueil, Dotson (2x) e Mihailovic, todos na segunda etapa. Com a vitória, os ”Youth Yankees” garantiram vaga nas semifinais e aguardam definição no grupo B para saber o adversário.
O JOGO
Assim como na partida contra a Costa Rica na estreia, os EUA foram burocráticos em termos de criação no primeiro tempo. Previsível na troca de passes, muitas vezes o selecionado teve que forçar lançamentos muito longos para tentar vencer a forte marcação dominicana, mas sem sucesso algum. Nos 45 minutos iniciais, apenas Sebastian Saucedo, camisa 10, foi capaz de criar algum perigo à meta do goleiro adversário Guzmán.
Já na segunda etapa, mudança radical de postura e de funcionamento da equipe, após ajustes táticos feitos pelo técnico Jason Kreis. Com a entrada de Soto no lugar de Ferreira, o time passou a variar mais os ataques, passando a usar o camisa 19 como ponto de referência nas tramas ofensivas. Além disso, com Mihailovic e Dotson também entrando um pouco mais a frente na etapa final, a seleção ganhou condução de bola e chegada na área com o primeiro e força física para recuperar a bola e qualidade de passe para achar os jogadores de frente. E assim, os gols de Yueill, aos 61′, Dotson (2x), aos 73′ e 78′, além de Mihailovic aos 90′, saíram. Jogadas trabalhadas com as melhores condições para a potencialização das características dos jogadores. Os Estados Unidos também variaram bem mais a forma como atacaram, sempre buscando inversões de lado de campo, para pegar o atleta lançado em oportunidade do 1 vs 1 com o defensor adversário.
Pelo lado da República Dominicana, apesar da goleada, destaque para o camisa 10 Edison Azcona, que foi o principal responsável pelas criações de sua seleção, além de Mata, que é um jogador de muito recurso individual. O primeiro atua nas categorias de base do Inter Miami, da Major League Soccer.
Com a vaga garantida após a goleada, os EUA ainda têm uma partida a ser feita pela fase de grupos antes das semifinais, que será contra a Seleção Mexicana, na próxima quarta-feira (24). Os dois finalistas do torneio garantem vaga nas Olímpiadas de Tóquio.
FICHA TÉCNICA
ESTADOS UNIDOS – 4
Marcinkowski; Araujo, Glad, Kessler, Vines; Yueil, Johnny Cardoso (Dotson), Perea; Lewis (Michel), Saucedo (Mihailovic), Ferreira (Soto).
Téc: Jason Kreis.
REPÚBLICA DOMINICANA – 0
Guzmán; Cruz, Jimenez, Lopez; Baez; De la Cruz, Lavergne (Messina), Reyes (Pineda); Nunez Mata (Romero), Lorenzo (Paniagua), Azcona
Téc: Jonathan Himelfarb
GOL: Yueil, Dotson (2x) e Mihailovic (EUA)
Cartões Amarelos: Ferreira (EUA), Baez (RPD)
Cartões Vermelhos: Nenhum
(Capa: Reprodução/ Twitter US Soccer YNT)