A partida entre Rayadas e Tigres nos presenteou um show de gols e polêmicas, que terminou em empate de 2 a 2
Na última segunda-feira (29), os amantes do futebol puderam acompanhar a um grande jogo da Liga MX do futebol feminino: Rayadas x Tigres. A goleira Alejandría Godínez, do Monterrey, foi um dos destaques da partida após realizar grandes defesas quando a sua equipe mais necessitava. O Clássico Nacional contra o Tigres terminou empatado em 2 a 2, mas as polêmicas não pararam por aí.
O juiz – como sempre – foi o protagonista do jogo, por isso as polêmicas não faltaram. Quando o Tigres estava jogando mal, conseguiu encontrar um gol de empate (o jogo estava 1 a 0 a favor das Rayadas). Mas, claramente, Ovalle estava fora de lugar. Ainda assim, o juiz validou o gol. Logo, o Tigres virou o jogo para 2 a 1. Ao fim do segundo tempo, as Rayadas conseguiram empatar o jogo. As felinas seguem líderes da Liga MX e já se classificaram para a Liguilla, enquanto as Rayadas saíram com um ponto que serviu para continuar na parte de cima da tabela.
Foi um jogo que teve de tudo. Digno de ser chamado de “Clássico Nacional”, embora muitos não concordem, já que, teoricamente, clássico nacional só existe um: América x Chivas. De fato, América x Chivas é o maior clássico, mas entre os times masculinos. No futebol feminino, os dois times não chegam nem aos pés de ser um clássico, nem sequer estiveram muitas vezes nas finais para justificar alguma transcendência.
Na categoria de futebol feminino, a partida entre Rayadas x Tigres foi a prova de que a palavra “nacional” ainda é pequena para descrever um duelo dessa grandeza. A decisão de nomear de “nacional” ao Clássico Regio tem a ver não só com a rivalidade histórica e altamente competitiva entre Tigres e Rayadas, mas também com as grandes finais disputadas entre as duas equipes, os títulos divididos e o poder de contratação das melhores jogadoras.
Não existe, no México, nenhuma outra partida da Liga MX que se encaixe perfeitamente com a denominação “Clássico Nacional”, nem existem outros duelos que apaguem um confronto que nasceu com o rótulo de único devido o nível das jogadoras, à paixão e à raça que põem em campo. Além disso, são os dois clubes mais poderosos economicamente. Diante disso, discutir se o Clássico Regio é ou não um Clássico Nacional seria uma pura loucura. Não há dúvidas de que é o clássico com maior relevância do futebol feminino. Todas as vezes que há um duelo entre Tigres e Rayadas, o clima se parece a de uma final.
(Capa: Reprodução/Imago7)