O time de Louisville, que atualmente disputa a USL Championship, estuda possibilidade se tornar uma futura expansão da MLS, já que Sacramento recusou a oportunidade no último mês
Nesta terça-feira (23), o portal Louisville Cooppers destacou um possível interesse do Louisville City FC em avaliar futuramente um projeto de expansão junto à Major League Soccer. Projeto pode ser estudado no período de seis meses até um ano.
O jovem time de Louisville desde sua idealização em 2013 à aquisição da vaga na USL deixada pelo Orlando City em 2014 e sua temporada de estreia em 2015, demonstra obstinação e bom planejamento, o que leva seus torcedores e dirigentes a buscarem uma possível estratégia para entrada na MLS. Recentemente, um projeto de expansão futura foi interrompido com a desistência em Sacramento, fator esse que foi justificado pelas dificuldades financeiras decorrentes da pandemia do COVID-19. Isso poderia favorecer a entrada da franquia de Kentucky.
Saiba mais: “Primo” do Orlando está em sexta final seguida e se coloca como maior fora da MLS
Desde sua fundação o clube tem trilhado uma trajetória vitoriosa sendo finalista por seis anos seguidos da USL, dos quais foi campeão em duas oportunidades (2017-2018). Demonstrando solidez e alto nível de competitividade, fatores que apontam para um crescimento estruturado e um potencial enorme de evolução e capacidade de se equiparar as equipes que atualmente disputam a divisão superior.
Muitos desejos que o Louisville carrega em seu DNA desde sua fundação a cada temporada tem se tornado realidade, com muitos destes objetivos a curto prazo já alcançados, como pode se notar através de uma fala de seu presidente Brad Estes em 2018 para o site Courier Journal: “Os objetivos da organização são possuir o melhor time da United Soccer League, construir um estádio específico para o futebol e construir e manter uma boa base de torcedores apaixonados. Depois de realizarmos essas coisas, se mudar para a MLS fizer sentido, então vamos dar uma olhada nisso” disse o mandatário.
Em 2020, o clube inaugurou seu novo estádio o Lynn Family Stadium, com capacidade de 15.304 espectadores, sendo esse também um importante passo de evolução.
Saiba mais: Sacramento Republic desiste de entrar na MLS
O comissário da MLS, Don Garber, se mostra aberto às possíveis candidaturas de inclusão na liga, e o caminho já pré-fixado está à disposição de todos os clubes interessados. O Louisville City ainda não se manifestou oficialmente sobre as especulações.
No momento o foco da equipe é a sua estreia na temporada em 24 de abril contra o Atlanta United II, em busca da sétima classificação aos play-offs e consequentemente mais um titulo. Novidade também esse ano será a estreia do Racing Louisville FC, time que disputará a NWSL Challenge Cup estreando em 10 de abril contra o Orlando Pride.
(Capa: Reprodução/ Site Louisville City)