Ideia da junção entre as duas ligas é um assunto que divide opiniões, mas de acordo com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, a situação não só é boa como poderia criar “a melhor liga do mundo”
Nesta sexta-feira (19), durante uma videoconferência, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, abordou o tema de uma possível fusão entre a Major League Soccer e Liga MX. O assunto vem sendo debatido entre as organizações dos dois países há algum tempo e a ideia parecia estar longe de se tornar realidade. Um dos possíveis empecilhos para isso seria a chancela da FIFA para a fusão, em um projeto que não é tão comum entre campeonatos nacionais. Todavia, atualmente, isso vem ganhando outros contornos com outra possível junção, entre as ligas belga e holandesa, formando a BeNeLiga.
O presidente se mostrou otimista quanto a ideia da fusão, elogiando as duas ligas e categorizando que este poderia ser o melhor torneiro do mundo. Vale ressaltar que a MLS já conta com times canadenses, abrindo espaço para essa ideia de um formato entre os três países norte-americanos. Infantino comentou: “Qualquer discussão sobre a organização de tal competição, obviamente que respeitando as regras das associações filiadas e da FIFA e com o acordo de todas as partes interessadas, qualquer discussão a esse respeito, é interessante e vemos isso de uma forma positiva“.
Em contrapartida, o atual comissário da MLS, Don Garber, demonstra certo receio com a ideia, apesar de vê-la como um grande projeto, mas existe uma certa dúvida sobre a viabilidade de se concretizar, o que mina um apoio maior por parte dele.
Infantino adere a um perfil mais aberto que seus antecessores na maior entidade futebolística do mundo, dialogando bem com novas ideias e planos que possam tornar o futebol mais globalizado, e que possa ser mais inclusivo e rentável. Temas como Mundial de Clubes e a própria Copa do Mundo tem sido destaque com possíveis mudanças de quantitativo de equipes e formatos de disputa.
Esse assunto deve se manter em alta com a aproximação da Copa do Mundo FIFA de 2026, que será sediada justamente de forma conjunta entre Canadá, Estados Unidos e México.
(Capa: Reprodução/ Site FIFA)