Yon de Luisa, presidente da Federação Mexicana de Futebol, falou sobre a possibilidade da Liga MX e da Major League Soccer se unificarem em um torneio que englobe toda a América do Norte
Numa conferência de imprensa, além de falar sobre a situação da seleção de seu país no Pré-Olímpico, Yon de Luisa também expressou algumas palavras sobre uma possível união entre Liga MX e MLS. Com o intuito de realizar um torneio entre ambas as ligas, o presidente da Federação Mexicana de Futebol, afirmou que o movimento de junção dos campeonatos é uma realidade, mas FIFA tem que dar aval.
“O que vemos nos torneios que compartilhamos é uma realidade, hoje atualmente temos a Leagues Cup e a Campeones Cup (campeonatos criados por MLS e Liga MX). O que eles decidem entre as ligas está em suas mãos. O mais importante é trabalhar de mãos dadas com a Concacaf e ter o aval da FIFA“, disse De Luisa.
Da mesma forma, o presidente destacou que existe um bom relacionamento entre os países. De Luisa, também comentou que há vários anos os dois países vêm trabalhando juntos, dando como resultado, por exemplo, a candidatura para a Copa do Mundo de 2026, que conseguiram ser escolhidos como sede do evento. Mas, ressaltou que a Federação Mexicana de Futebol não tem interferência sobre isso e que a questão é apenas das ligas e de seus responsáveis.
“É um problema da Liga MX e da MLS. Destaco que há muitos anos trabalhamos com as autoridades dos Estados Unidos e Canadá e por isso temos a candidatura da Copa do Mundo FIFA 2026″, completou o presidente.
De acordo com o jornalista do portal Record, do México, Rubens Rodriguez, o projeto de fusão entre Liga MX e MLS poderá ocorrer após a Copa do Mundo de Futebol no Catar em 2022.
(Capa: Reprodução/Portal Marca)