Equipe de Nova York tenta se reestruturar após uma temporada complicada em 2020
Por: Saulo Johnson (@brasil_nycfc)
Em sua sétima temporada na MLS, a equipe do New York City FC busca chegar pela primeira vez na MLS Cup, a grande decisão da Major League Soccer. O City foi aos playoffs nas últimas 5 temporadas, mas não passaram de semifinais de conferência. Limitações no elenco e dificuldade com a pandemia de COVID-19 podem atrapalhar ainda mais os Blues de NY em 2021.
COMO FOI EM 2020
O ano de 2020 foi de altos e baixos para o New York City FC. O clube participou pela primeira vez na sua história de uma CONCACAF Champions League – após terminar em primeiro na conferência leste em 2019. O início foi bom, com duas vitórias na competição continental contra o San Carlos da Costa Rica, que deu uma empolgada no seu torcedor. Em seguida vieram três derrotas seguidas, duas pela abertura da temporada da MLS e outra derrota para o Tigres na Champions League.
Na sequencia da temporada, o clube de Nova York começou novamente mal – no MLS is Back – com duas derrotas seguidas, tornando improvável uma classificação para a fase seguinte. Contudo, o NYCFC ganhou seu terceiro jogo e graças à uma combinação de resultados passou de fase. Nas oitavas, os azuis de NY fizeram seu melhor jogo de 2020 e ganharam do Toronto (favorito), porém acabaram sendo eliminados pelo Portland (que seriam os campeões) nas quartas de finais.
No complemento da temporada regular, o NYCFC ficou cercado de problemas. A cidade de Nova York era epicentro da pandemia de COVID, não pôde mandar seus jogos no Yankee Stadium, Ronny Deila parecia que ainda não tinha encontrado o ajuste ideal para a equipe e o melhor jogador do time, o brasileiro Héber, rompeu os ligamentos do joelho e ficou de fora da temporada.
Contudo a equipe conseguiu obter resultados positivos que a credenciaram aos playoffs e mais uma vez a expectativa foi frustrada com um péssimo jogo e sendo eliminado no primeiro mata-mata pelo Orlando City. O fim da temporada mostrava que o New York City precisaria de muito trabalho na off-season.
COMO VEM PARA 2021
O City vem carregado de dúvidas para 2021. O clube terá neste ano, além das competições domésticas, participação garantida na Leagues Cup – torneio entre americanos e mexicanos. No cenário de COVID, o clube já falou que pode voltar a mandar seus jogos na Red Bull Arena, casa do rival, caso seja necessário. Outra incerteza ronda o comando do treinador Ronny Deila, que não convenceu muito em 2020 e parte da torcida já pediu a saída do técnico. Entretanto, a diretoria não fez nenhuma mudança na comissão técnica e aposta todas as fichas nele para 2021.
O elenco do NYCFC também sofreu muitas baixas na off-season. O time perdeu quatro titulares e mais outras peças reservas, o que deixou a equipe muito enxuta. Todos aguardavam substitutos a altura, incluindo um novo jogador designado, porém o que se viu foi o clube sofrendo diversas recusas de jogadores e com muitas dificuldades de contratação.
Chegaram até agora apenas os jovens laterais Malte Amundsen e Chris Gloster e o goleiro Cody Mizell para disputar a vaga de reserva imediato de Johnson. Um jovem jogador pra ficar de olho que subiu das categorias de base é Andres Jasson. Por outro lado, o atacante brasileiro Héber ainda segue em recuperação da sua cirurgia no joelho e não tem previsão de reestreia pelo clube de Nova York.
O New York City estreia dia 17 de abril, sábado, contra o DC United no Audi Field e faz sua segunda partida na MLS no Yankee Stadium no sábado seguinte, 24 de abril.
MERCADO
Chegaram:
Malte Amundsen – Lateral Esquerdo – Vejle Boldklub
Chris Gloster -Lateral Esquerdo – PSV/HOL
Cody Mizell – Goleiro – New Mexico United
Saíram:
Alex Ring – Volante – Austin FC
Joe Scally – Zagueiro -Borussia Mönchengladbach/ALE
Ronald Matarrita – Lateral Esquerdo – FC Cincinnati
Gary Mackay-Steven – Meia – Heart of Midlothian/ESC
Juan Torres – Meia – Austin Bold
Brad Stuver – Goleiro – Austin FC
TIME BASE
Johnson; Tinnerholm, Chanot, Callens e Amundsen; Parks, Sands e Moralez; Medina; Acevedo e Taty Castellanos.
Téc: Ronny Deila
Estreia: vs DC United, fora de casa, 17 de abril.
(Capa: Reprodução/Instagram NYCFC)