Toda segunda-feira, o Território MLS apresenta a coluna “TMLS Scout”, onde analisamos jogadores com potencial para, em breve, aparecer na principal liga de futebol dos Estados Unidos.
O Futebol Romeno já foi uma força a ser considerada. Da segunda metade da década de 1980 até o começo dos anos 2000, a nível de clubes e seleção nacional, entre outros feitos, foram alcançados o título da então Copa dos Campeões da Europa (atual Liga dos Campeões), em 1985/1986, e a melhor campanha do país em Copas do Mundo, em 1994, em solo americano, quando chegaram até as quartas de final.
Nesse período, jogadores como Popescu, Petrescu, Raducioiu e principalmente Gheorghe Hagi se destacaram. Todavia, nos dias atuais, devido a falta de organização, brigas políticas e um não tratamento adequado do seu produto fazem do cenário do futebol romeno um caos, com poucas coisas boas a serem aplaudidas. Uma dessas coisas, no entanto, são os jovens jogadores, que em suas qualidades podem mudar este panorama. Entre esses está Florinel Coman.
CARACTERÍSTICAS
Polivalente, podendo atuar tanto como ponta-esquerda (principalmente), na direita e até como um falso 9, Coman é o típico jogador veloz, que tem recurso no 1 vs 1, inventividade em espaços reduzidos e, claro, o recurso do drible.
Para além disso, o jogador de 22 anos, também tem a capacidade de não ser apenas um ”ponta puro”, com sugerem as características citadas acima. Ele tem predicados que o fazem capaz de construir o jogo, afunilando da ponta para dentro, o que abre um leque de opções táticas para a equipe que estiver contando com os seus trabalhos.
PONTOS DE ATENÇÃO
Coman, que tem passagens por todas as categorias de base da seleção romena e a partir de 2019 passou a frequentar as convocações do selecionado principal também, no entanto, não escapa do caos no seu país: ele é um jogador polêmico, controverso fora dos gramados. Recentemente foi acusado de estar dirigindo com uma carteira de motorista falsa, que poderia ter sido fornecida a ele por uma organização criminosa.
Além disso, o jogador é constantemente ”acusado” pela torcida de seu atual time, o FCSB (antigo Steaua Bucareste), de se ”desligar” das partidas, não sendo protagonista, como é esperado dele na maioria das vezes, e como ele já fez quando chegou ao clube em 2017.
RELATÓRIO FINAL
Os pontos fortes superam os fracos de Florinel Coman, principalmente levando em consideração que o contexto é o principal motivo para o aumento ou não de rendimento do atleta. Com uma sequência de um mesmo técnico, coisa que ele não presenciou no FCSB – devido a irresponsabilidade do dono excêntrico do clube, Gigi Becali, além de um novo estilo de atuação profissional, é provável que encontre um ponto de ascendência na carreira.
Na MLS, ele encontraria isso em muitos clubes.
Nome: Florinel Coman
Idade: 22 anos
Posição: Ponta-esquerda
Nacionalidade: Romeno
Equipe: FCSB/ROM
Liga: Campeonato Romeno
(Capa: Reprodução/ Rede Social do Atleta)