O comissão geral da Major League Soccer, Don Garber, admitiu que os cidades de Las Vegas, San Diego e Phoenix estão cotados para a vaga deixada por Sacramento
A disputa continua nos bastidores para decidir qual será a 30ª franquia da Major League Soccer. O Sacramento Republic, que havia conquistado esse direito, desistiu por conta do não pagamento de valores da taxa de expansão, o que abriu novamente o espaço para que outro grupo de investimentos em alguma cidade possa ter um time e levá-lo para principal liga de futebol nos Estados Unidos. A própria Sacramento ainda corre por fora nessa disputa e tem apoio e entusiasmo do prefeito Darell Steinberg, o que ajudaria, mas as quais aparecem como favoritas nesse momento são Las Vegas, San Diego e Phoenix.
Segundo o mandatário da MLS, Don Garber, em conferência de imprensa realizada nesta segunda-feira (12), comentou abertamente sobre isso: ”No momento, estamos olhando para outros mercados e as pessoas estão, tenho certeza, esperando por isso, seja Las Vegas, San Diego ou Phoenix. Veremos como todos se desenvolvem para ver quem pode ser o nosso 30º time”.
A última franquia a comprar os direitos de disputar a liga foi o Charllote FC que, por exemplo, pagou um valor recorde de U$325 milhões na taxa de expansão. Todavia, não é somente o fator financeiro que pesaria numa escolha atualmente, mas sim outras situações, visto que, os estados de Nevada e Arizona, onde respectivamente estão localizadas Las Vegas e Phoenix, ainda não possuem um clube na principal na Major League Soccer, enquanto que o estado da Califórnia, onde fica San Diego, já conta com três franquias com a entrada do Los Angeles FC em 2018.
A expectava de Las Vegas, San Diego e Phoenix é de conseguir superar uma certa vantagem que o Sacramento teoricamente possui, pelo menos segundo o prefeito Steinberg declarou: “Não estamos começando do zero de forma alguma. Temos um plano de estádio aprovado e um plano aprovado para construir e pagar pela infraestrutura. Também temos a melhor base de fãs do país – uma que tem mostrado repetidamente que pode apoiar um time da MLS”, ressaltou.
(Foto: Reprodução /Site MLS)