Liga não quer clubes privilegiando contratações de jogadores veteranos e criou mecanismo para estimular investimentos em prospectos
A Major League Soccer anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (12), o regulamento para a temporada regular de 2021. A novidade ficou por conta da nova regra para jovens jogadores, classificados como “U22”. Focando no desenvolvimento de jovens prospectos, os clubes poderão assinar com três jogadores designados abaixo de 22 anos. Esses atletas irão ocupar uma vaga entre as 20 vagas do elenco “senior” de cada clube.
Entretanto, esses três “jovens jogadores” estão diretamente ligados com o uso que cada franquia fará com suas terceiras vagas de Jogador Designado (DP). Para que uma mesma agremiação possa contratar três prospectos U22, é preciso que:
- A terceira vaga de DP esteja desocupada ou seja preenchida por um atleta U22.
- Se esse terceiro DP tenha 24 anos ou mais velho, mas que receba até US$1.612.500 de salários, o clube poderá contratar três U22s.
- Se o terceiro DP tenha 24 anos ou mais e receba acima do salário acima, o clube em questão só poderá contratar dois U22s.
Homegrowns
Os Homegrowns players, jogadores promovidos das categorias de base, serão elegíveis para assinar acordos designados logo em seus dois primeiros contratos. Enquanto os atletas que vierem do MLS SuperDraft só serão elegíveis quando assinarem seus segundos vínculos na MLS. Em caso de jogadores internacionais, estes só serão elegíveis se estiverem em seu primeiro contrato na liga. A medida serve para forçar as franquias a contrataram jogadores jovens internacionais que nunca passaram pela MLS.
Exemplo: se o Los Angeles FC contratar um jogador de 22 anos ou menos de outra equipe da MLS, ele não será elegível para Jogador Designado U22. Mas caso a equipe contrate o jogador de uma equipe europeia, este sim será elegível.
Outra mudança nos elencos da equipe é que caso um jogador receba o Green Card ou qualquer documento de residência permanente nos Estados Unidos, ele ainda continuará sendo considerado um jogador internacional até o fim da temporada.
A temporada regular começa nesta sexta-feira (16) com o duelo entre Houston Dynamo e San Jose Earthquakes, com cobertura total do Território MLS.
(Capa: Reprodução/Twitter FC Cincinnati)