Pensando na segurança dos atletas, as equipes terão direito à duas substituições de emergência, para o caso de algum atleta sofer uma concussão
A Major League Soccer terá uma novidade bem interessante em 2021. Em anúncio feito nesta segunda-feira (5), a liga comunicou que contará com duas substituições emergenciais à partir desta temporada. A nova regra será um teste, haja vista que a iniciativa poderá ser aplicada de forma efetiva ao redor do mundo posteriormente, tal qual aconteceu com o VAR, por exemplo.
Cada equipe, além das substituições que já tem direito (que para 2021 continuarão sendo cinco), contará com mais duas substituições adicionais, que serão usadas para casos de concussão, que costuma ocorrer em choque de cabeça muito forte.
Como a recomendação da FIFA é que após choques dessa natureza, o atleta saia de campo. Com isso, os times terão a oportunidade de substituir os atletas que o sofrerem, independente de já ter efetuado todas as substituições “normais”.
Um atleta poderá ser substituído dentro dessa nova regra quando, por exemplo, houver um choque de cabeça muito forte e, após uma avaliação da equipe médica, dentro ou fora de campo, for constatada ou houver uma suspeita de concussão. Para dar continuidade, a equipe médica notificará o 4° árbitro que, por sua vez, notificará o árbitro principal e o VAR de que a substituição será de caráter emergencial.
(Capa: Reprodução/Instagram New York Red Bulls)