Kaku Romero tem impasse em sua transferência para o mundo árabe e NYRB se posiciona sobre o polêmico ocorrido
Em mais um capítulo da polêmica envolvendo o contrato do jogador Kaku Romero com o New York Red Bulls, o clube soltou uma declaração oficial, neste sábado (3), com decisão arbitral favorável à franquia e, possivelmente, impedindo a transferência de Kaku ao Al-Tawoun da Arábia Saudita.
A disputa pelos direitos contratuais de Kaku se arrasta desde o início de fevereiro, com o lado saudita do Al-Taawoun alegando em 1º de fevereiro que havia contratado Kaku como agente livre. O Red Bulls rebateu que o jogador ainda estava sob contrato com eles e, portanto, não estava livre para assinar com outro clube.
O imbróglio se acirrou quando a franquia, juntamente com a Major League Soccer, pediram à Federação Americana de Futebol para não liberar o Certificado de Transferência Internacional (ITC) de Kaku, que era necessário para que a mudança para Al-Taawoun fosse aprovada. No entanto, o clube árabe respondeu com um ITC provisório para o jogador naturalizado paraguaio estrear contra o Al-Ittihad. Kaku não só estreou, como já participou de sete jogos e anotou três gols.
Na expectativa de mais uma reviravolta, o New York Red Bulls divulgou uma nota salientando que o clube buscará as soluções para a resolução do caso, já que foi confirmada a validade do contrato de Kaku até 31 de dezembro de 2021.
Confira a declaração na íntegra:
Estamos satisfeitos com a conclusão do árbitro de que a opção unilateral da MLS foi efetivamente exercida pelo Diretor Esportivo do New York Red Bulls, Denis Hamlett, e que existe um contrato válido entre Kaku e a Major League Soccer até 31 de dezembro de 2021. Com essa decisão, agora estamos ansiosos para buscar soluções adicionais e forneceremos atualizações quando apropriado durante esse processo.”
(Capa: Reprodução/Site oficial do NYRB)