NWSL – Guia: Liga feminina retorna nesta sexta (9) com a Challenge Cup

Publicado:

Edição 2021 da NWSL Challenge Cup começa com muitas novidades e Marta e Morgan confirmadas

Nesta sexta-feira (9), a NWSL, principal liga de futebol feminino do Estados Unidos, retorna com a edição 2021 da Challenge Cup. A competição será similar à edição 2020, vencida pelo Houston Dash.  A diferença para este ano será que as equipes poderão jogar em seus estádios e com público. Em 2020, a liga optou por fazer a competição em uma bolha para “driblar” a pandemia e colocar os times em em campo.

E as novidades não param por ai.

CARAS NOVAS

Três novas equipes entrarão em campo em 2021. Uma delas é 100% novidade: O Racing Louisville.

A equipe pertence ao mesmo grupo que é dono do Louisville City FC (masculino), uma das principais forças da segunda divisão, sendo seis vezes finalista de sua competição. A equipe jogará no novíssimo Lynn Family Stadium, inagurado em 2020. A cidade espera ansiosamente pela estreia da equipe.

Já as outras novidades são times repaginados: O se tornou NY/NJ Gotham FC e abraçará os dois estados em busca de dias melhores.

Já o Utah Royals foi vendido e se mudou para o Kansas, passando a se chamar Kansas City NWSL.

NWSL
Reprodução/Twitter Racing Louisville

FORMATO

Em 2021, o formato será bem simples: As dez equipes estão dividas em duas conferências, Leste e Oeste. Elas jogam entre si, em turno único, e o campeão de cada Conferência avança para a grade decisão, marcada para o dia 8 de maio.

Conferência Leste: NY/NJ Gotham, , , Racing Louisville e
Conferência Oeste: Chicago Red Stars, Houston Dash, Kansas City, OL Reing e Portland Thorns

TRANSMISSÃO

As partidas poderão ser acompanhadas no Brasil pela Twitch, com 100% dos jogos transmitidos em inglês. A Rádio Território (YouTube/Twitch) transmitirá um jogo por rodada em áudio e o fã da liga poderá sincronizar o áudio com a imagem e acompanhar as partidas com comentários em português.

Neste sábado (10) já tem Racing Louisville e Orlando Pride, com Marta e Alex Morgan em campo. Narração de Douglas Gabriel, comentários de Vinicius Matheus e reportagens de Percel Macedo.

CRAQUES

As principais jogadoras da seleção dos Estados Unidos estarão em campo pela Challenge Cup. Alex Morgan, Megan Rapinoe, Jullie Ertz, Kelley O’Hara, entre outras, desfilarão sua classe nos gramados da competição.

A NWSL ainda perdeu algumas de suas estrelas para o futebol europeu, como Christen Press e Tobin Heath, que foram para o Manchester United, e Rose Lavelle e Sam Mewis, que estão no Manchester City.

Entre as brasileiras, as craques da seleção, Marta e Debinha, estão confirmadas. Marta segue no Orlando Pride e Debinha continua no North Carolina.

OPINIÃO DO ESPECIALISTA

Vinicius Matheus, especialista em NWSL do Território MLS

A Challenge Cup parece ter entrado no gosto da liga e ganha uma segunda edição em 2021. O torneio em 2020 foi um contorno para a temporada atrapalhada pela pandemia de Covid-19, agora, neste ano, vem para trazer ritmo e competividade as jogadoras. Uma pré-temporada que “vale”.

Muitas atletas passaram por inatividade nos últimos meses e outras foram emprestadas para o futebol europeu. NWSL também traz muitas novidades! Ganhou uma expansão com Racing Louisville, teve a realocação de Kansas City e até mesmo o rebranding do Sky Blue, que agora é Gotham FC. Os times se modificaram bem e podemos ver surpresas brigando por título.

O North Carolina Courage perdeu sua hegemonia no ano passado, mas ainda é um dos grandes. Houston Dash manteve a espinha dorsal. Portland Thorns ganha uma adição importante com a estrela Crystal Dunn. Chicago Red Stars, com um dos principais elencos, ganhou poder de fogo no ataque com Mal Pugh.

Orlando Pride mantém a esperança no ataque experiente e estrelado com Marta, Alex Morgan e Sidney Leroux. Nas primeiras partidas teremos desfalques das selecionáveis que participam de amistosos. Um torneio curto, mas que será agradável para dar o novo tom da liga. Entenderemos como as equipes jogam, quais são as mudanças táticas e como os reforços encaixam.

A Challenge Cup será um grande aperitivo do que será a temporada 2021, que iniciará em maio.”

PRIMEIRA RODADA

Sexta (9)

Houston Dash x Chicago Red Starts – 20h30
Portland Thorns x Kansas City – 22h30

Sábado (10)

North Carolina Courage x Washington Spirit – 15h30
Racing Louisville x Orlando Pride – 19h – (YouTube/Twitch)

Confira o calendário completo clicando AQUI.

Artigos Relacionados

Artigos Recentes