O meia de Uganda, Steven Sserwadda, de 18 anos, está atualmente no Kampala City/UGA e fez uma boa campanha com a seleção sub-20 de seu país na Copa das Nações Africanas da categoria
Segundo veículos de imprensa africana, o contrato do jovem Steven Sserwadda expira em agosto e um acordo pode ser fechado nos próximos dias entre ele e o tradicional clube da Major League Soccer, o New York Red Bulls, que o monitora há algum tempo, pois tem como funcionário na comissão técnica o ídolo compatriota Ibrahim Sekagya, ex-jogador. O jornalista Clive Kyazze, do Football 256, confirma que as negociações estão em estágios avançados.
Sserwadda assinou recentemente com a agência Binary Sports Group, a mesma empresa que intermediou a transferência do também ugandês e jogador, Mustafa Kizza, ao Montreal Impact, também da MLS.
Os Red Bulls estão tentando construir um processo para o desenvolvimento de talentos internacionais, tendo como exemplo o programa estabelecido pelo Red Bull Salzburg/AUS. Na franquia americana, os jovens talentos internacionais tem espaço inicialmente no NYRB II, que disputa a USL Championship, equivalente a segunda divisão no soccer americano. Este pode ser o caminho do jovem Steven Sserwadda que apesar de pouca idade já foi campeão da Uganda Premier League, entre outros títulos em um dos principais clubes de seu pais o Kampala City.
– Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
O treinador adjunto do Red Bulls, ugandês Ibrahim Sekagya, que foi jogador do clube e da seleção de Uganda, iniciou a carreira no mesmo time do jovem Sserwadda. A influência de Sekagya nesta transferência é desconhecida, mas a mídia local comenta sobre uma possível aproximação entre o auxiliar do NY Red Bulls e o jogador. Também é cogitado o nome de Bright Anukani, de 21 anos, como outro atleta sendo olhado pelos nova-iorquinos no país.
Os Red Bulls estão sempre em busca de jovens talentos. Nesta última janela, por exemplo, o foco foi no meio-campo para impulsionar o estilo de jogo do clube. E é nisso que Sserwadda pode se tornar a escolha perfeita para, primeiramente se desenvolver em uma segunda divisão dos Estados Unidos e depois jogar no time principal da franquia.
Na última terça-feira (13), em mais uma inserção ao mercado, os Touros anunciaram a contratação do lateral-esquerdo Juan Camilo Castillo, de 18 anos, que chegou da base do Millionarios/COL e assinou com o NYRB II, mostrando perfil dos reforços do clube.
(Capa: Reprodução / Instagram do atleta)