Prévia da temporada: Atlanta United chega para 2021 com o maior ”upgrade” da MLS

Publicado:

Confira a série de prévias da temporada do Território e fique por dentro de tudo que acontece com seu clube, visando a temporada de 2021

Estreante em 2017, com um impacto impar na forma de se administrar o futebol na Major League Soccer, o Atlanta United é um dos clubes que mais chamam atenção na liga, com jogadores sempre conhecidos, bons de bola e que dentro de campo refletem a organização que vêm fora. Tendo ficado longe da disputa de playoffs na temporada passada, algo que aconteceu pela primeira vez em sua breve história, o time terá que ser colocado à prova com os trabalhos do novo treinador Gabriel Heinze e seus jogadores.

COMO FOI EM 2020

O ano começou com muitas expectativas, afinal o trabalho do então treinador Frank de Boer chegara a sua segunda temporada, com os jogadores estando mais envoltos à complexa forma de jogar do holandês. Além disso, os títulos da e US Open Cup em 2019 haviam feito crer que o teto daquele time, já mais consolidado, seria bem maior. No entanto, a dura realidade do futebol foi diferente.

Logo na primeira competição oficial do ano, a Champions League, veia a derrota para abalar as estruturas diante o Club América/MEX por 3 a 0, no Estádio Azteca, pela ida das quartas-de-final, em março. Já na estreia da MLS, vitória muito questionável contra o recém-chegado à liga, , e lesão séria do principal jogador, Josef Martínez, que ficaria por todo 2020 fora de ação.

Depois disso, os campeonatos tiveram de ser paralisados devido à Pandemia de COVID-19 e só retornaram em julho, com o ”MLS Is Back”, torneio realizado na Flórida, em modo ”bolha de segurança” para conter o avanço do vírus naquele contexto e possibilitar às equipes da principal divisão dos Estados Unidos a atuarem após meses sem atuação. Nesta disputa, mais um revés para o Atlanta. Eliminação na fase de grupos da competição, com três derrotas em três partidas. Com isso, demissão de Frank de Boer.

No retorna à disputa da MLS com o formato natural, em agosto, o General Manger Carlos Bocanegra juntamente com o presidente Darren Eales decidiram por deixar alguém de dentro do próprio clube para comandar o time no restante do ano. Stephen Glass, técnico do time ”Atlanta 2” foi o escolhido. Com o escocês, em 23 partidas na temporada regular, 23 pts conquistados, apenas seis vitórias, quatro empates e incríveis 13 derrotas, o que levou a primeira não classificação da franquia para os playoffs desde que estreou na liga em 2017. Além disso, no meio da competição, Gonzalo ”Pity” Martínez, principal jogador àquela altura, foi negociado para o futebol da Arábia Saudita.

No entanto, em 2020, ainda restava uma última aparição para o Atlanta United: o jogo de volta da ConcaChampions. Mas, apesar da vitória por 1 a 0 sobre o América, eliminação no saldo de gols anotados nos dois confrontos. Assim, chegara ao fim o pior ano da franquia na história.

COMO VEM PARA 2021

Tendo em vista se recuperar, o clube anunciou o promissor técnico Gabriel Heinze para nova temporada. Com o argentino, vieram vários jogadores sul-americanos para reforçar este elenco, entre eles Santiago Sosa, ex-River Plate/ARG, Franco Ibarra, ex-Argentinos Juniors/ARG e Lisandro López, ex-Racing/ARG. Além disso, o artilheiro Josef Martínez, recuperado de lesão, estará de volta, juntamente com Ezequiel Barco, principal contratação da história do clube.

Na pré-temporada, os torcedores e jornalistas que acompanham o time já podem presenciar que Heinze trará muitas mudanças, o que resta saber agora, todavia, é se o encaixe acontecerá rápido, para já nesta competição haver um retorno de expectativas que podem ser colocadas, inclusive, como altas, afinal todos os reforços comparados aos que saíram são melhores jogadores, que foram escolhidos a dedo pelo treinador, o que facilitaria adaptação, pelo menos no sentido tático.

Mas, certamente, o que se espera do novo comandante é uma reformulação a longo prazo, que pode colher frutos maiores em anos seguintes. Este Atlanta United não é para 2020 e sim para 2021 ou 2022.

MERCADO

Chegaram:

Alex DeJohn – Lateral – Sem Time
Alan Franco – Zagueiro – Independiente/ARG
Franco Ibarra – Volante – Argentino Jrs/ARG
Ronald Hernández – Lateral – Aberdeen/ESC
Santiago Sosa – Meia – River Plate/ARG
Lisandro López – Atacante – Racing/ARG
Machop Chol – Atacante – College

Saíram:

Fernando Meza – Zagueiro – Defensa y Justicia/ARG
Eric Remedi – Volante –
Franco Escobar – Lateral – Newell’s Old Boys/ARG

Time Base
Guzan; Hernández, Alan Franco, Robinson, George Bello; Franco Ibarra, Santiago Sosa, Marcelino Moreno; Ezequiel Barco, Jurgen Damm, Josef Martínez.
Téc: Gabriel Heinze

Estreia MLS: vs Orlando City, fora de casa, 17 de abril, sábado.

(Capa: Reprodução/ Site MLS)

Artigos Relacionados

Artigos Recentes