Confira a série de Prévias da Temporada do Território MLS e saiba como vem sua equipe para a temporada 2021
A 25ª edição da temporada da Major League Soccer, disputada em 2020, poder ser considerada, de certo modo, indiferente para o torcedor do San Jose Earthquakes. Isso porque a equipe da Califórnia sofreu no inicio da temporada regular chegando, inclusive, a figurar na última colocação da Conferência Oeste. No entanto, após alguns ajustes, sendo um deles a troca na titularidade do goleiro Vega para o do promissor JT Marcinkowski, a equipe conseguiu a vaga para os playoffs, mas acabou sendo eliminada logo no primeiro jogo contra o Sporting KC, em disputa de penaltis.
Na esperança de voltar a entregar aos torcedores os títulos e a glória do passado, o San Jose Earthquakes fará sua estreia no dia 16 de abril, sexta-feira, contra o Houston Dynamo, fora de casa, na partida inaugural da MLS em 2021. A partida será transmitida pela Rádio Território MLS (YouTube/Twitch)
COMO FOI EM 2020
Entre os problemas apresentados pelo San Jose Earthquakes o ano passado, a falta de consistência defensiva ao longo da competição deixou evidente a necessidade de ajustes. A equipe sofreu 51 gols na temporada regular, pior defesa da conferência oeste. Para tentar sanar o problema, o técnico Matías Almeyda optou por substituir o contestado Vega pelo promissor JT Marcinkowski no gol da equipe.
Mesmo diante de suas próprias deficiências e também contando com um pouco de sorte, o San Jose reagiu na tabela e garantiu sua classificação para os playoffs da MLS. Diante de um favorito Sporting Kansas City, o Quakes conseguiu surpreender ao levar a decisão para os pênaltis após empate por 3 a 3 no tempo regulamentar. Entretanto, a brilhante atuação do goleiro adversário Tim Melia, que defendeu três cobranças, espantou a zebra que vestia as cores do Earthquakes.
COMO VEM PARA 2021
O San Jose Earthquakes fez contratações pontuais para reforçar o elenco dirigido por Matías Almeyda. Para progeter a zaga, o clube buscou o volante argentino Eric Remedi, que estava no Atlanta United. Luciano Abecasis, experiente lateral-direito que defendeu o Libertad, do Paraguai, na última temporada, chega para ser o dono da posição. Abecasis, que já passou por agremiações da Argentina, Itália, além do Paraguai, chega sem custos à franquia californiana. Já no setor ofensivo, o Earthquakes foi buscar o meia-atacante Javier “Chofis” López, no Chivas, do México. O talentoso jogador foi um pedido do próprio Almeyda, que já trabalhou com o meia-atacante durante seus três anos no comando do gigante mexicano. “Chofis” vai disputar a responsabilidade de criação de jogadas com Cristina Espinoza, que na última temporada distribuiu nove assistências para seus companheiros. Vale ressaltar também que o interminável atacante Chris Wondolowski vai para seu último ano na liga.
O objetivo é um só: buscar a classificação para os playoffs da MLS. Mais do que isso passa a ser lucro para o San Jose Earthquakes.
MERCADO
Chegaram:
Eric Remedi – Volante – Atlanta United
Tommy Willianson – Centroavante – UC Berkekey
Luciano Abecasis – Lateral Direito – Libertad/PAR
Javier López – Meia – Chivas/MEX
Benjamin Kikanovic – Centroavante – Reno FC
Saíram:
Nick Lima – Lateral Direito – Austin FC
Danny Hoesen – Centroavante – Austin FC
Valeri Qazaishvili – Ponta Esquerda – Ulsan Hyundai/COR
Guram Kashia – Zagueiro – FC Locomotive/IRL
Luis Felipe – Volante – Sacramento FC
TIME BASE
JT Marcinkowski; Luciano Abecasis, F. Jungwirth, O. Alanís e Marcos López; Eric Remedi, Judson, Jackson Yueill, Cristian Espinoza e Carlos Fierro; Chris Wondolowski
Téc: Matías Almeyda
Estreia: vs Houston Dynamo, fora de casa, 16 de abril de 2021
(Capa: Reprodução/Twitter San Jose Earthquakes)