Columbus desiste oficialmente de mudança de nome e voltará a ser Columbus Crew
ATUALIZAÇÃO (18 de Maio)
Oito dias após anunciar a mudança em seu escudo e também no nome da franquia, rebatizada de “Columbus SC”, a diretoria do clube, em nota oficial, afirmou que após reuniões com a torcida da cidade, optou por retornar com o nome original, Columbus Crew.
O escudo será novamente alterado. O número “96” e a palavra “Crew” serão incluídos no novo escudo.
ATUALIZAÇÃO (10 DE MAIO – 17h):
Nesta segunda-feira, através de comunicado emito pelo seu site oficial, o então Columbus Crew anunciou a mudança de nome e escudo, passando agora a se chamar somente Columbus SC e com o seu novo logotipo exaltando a cidade sede da franquia. “Crew” permanece apenas como apelido.
Confira a imagem do escudo abaixo:
No anúncio, o presidente do clube Tim Bezbatchenko enfatizou o orgulho pela reformulação. “Nossa identidade e evolução de marca incluem uma mudança em nossa mentalidade de sermos competidores consistentes em campo, mas também inclui a evolução de nossa aparência na comunidade e entre as competições. Com a próxima conclusão de nosso novo, moderno e dinâmico estádio, nosso centro de treinamento de classe mundial, e saindo de um título da MLS Cup, nossas marcas estão alinhadas com a direção que estamos querendo como cidade e como instituição. Temos orgulho de representar Columbus no cenário global do futebol e aspiramos ajudar a elevar a cidade e homenageá-la pelo que ela fez pelo clube”.
MATÉRIA ORIGINAL (10 DE MAIO – 8h):
Franquia de Columbus vai manter “Crew” apenas como apelido. Houve protestos da torcida contra mudanças
Na manhã do último domingo (9), o Columbus Crew se viu em meio a um turbilhão de informações sobre as mudanças no nome e escudo oficiais da franquia. Alguns meios de comunicação divulgaram um novo logotipo e a informação de que a equipe passará a se chamar somente Columbus SC. O coproprietário do clube, Dr Pete Edwards, confirmou a remodelação a TV norte-americana WKYC em entrevista e as redes sociais do time já publicaram um ”teaser” da mudança.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Confira o vídeo abaixo divulgado pelo clube:
Forever Columbus’ club.
Forever known as The Crew.
#Crew96 pic.twitter.com/HMVdc3X9Fp— The Crew (@ColumbusCrew) May 9, 2021
O jornal The Columbus Dispatch também vazou o desenho do eventual escudo, que teria o formato da bandeira do estado de Ohio, com ”Columbus” escrito na parte de cima e ”SC” na parte de baixo, além de um grande ”C” branco em fundo preto no centralizado. A cor amarela que identifica o Crew desde o seu inicio na MLS tem menos destaque que o preto e branco. Confira abaixo a imagem:
Rumores sobre as alterações começaram na sexta-feira (7) quando o presidente da equipe, Tim Bezbatchenko e o vice-presidente de marketing, Patrice Croci, falaram em reunião com o Nordecke, grupo de torcida organizada, sobre as mudanças que seriam anunciadas em breve. O comunicado não foi bem recebido e teve forte oposição, inclusive com torcedores acusando Bezbatchenko de traição. Alguns líderes dos Nordecke não compareceram a partida contra o DC United no sábado (8), em protesto.
No início de 2020 Bezbatchenko afirmou que “as cores preta e dourada, assim como o apelido ‘The Crew’ são partes essenciais da identidade do clube e tem sido amadas pelos torcedores desde 1996”, e ainda acrescentou que qualquer discussão sobre a identidade da marca incluiriam o feedback dos torcedores.
Os fãs sempre fizeram questão de insistir que qualquer mudança no clube deveria manter preto e dourado, assim com o nome “Crew”. E eles têm papel fundamental na história recente da franquia. Em 2018 o Columbus Crew quase deixou de existir quando o então dono, Anthony Precourt, quis levar o time para Austin. A torcida lançou o movimento “Save The Crew” que o fez desistir de levar o plano adiante. Os novos donos, liderados por Jimmy Haslam iniciaram um projeto de reconstrução da equipe, que culminou com o título do MLS Cup em 2020.
Morgan Hughes, um dos líderes do movimento “Save The Crew” é a favor das reformulação da marca, mas fez um alerta. “Não somos Columbus SC, cara. Nós somos a tripulação (crew)”, declarou Hughes. E acrescentou ” isso vai ser um revés dos fãs porque são 26 anos apoiando o Crew, torcendo para o Crew, salvando o Crew. Todas essas coisas têm uma coisa em comum: Crew”, afirmou Morgan ao Dispatch.
Depois de toda essa especulação, a equipe do Columbus emitiu um comunicado por meio de um porta-voz na tarde deste domingo (9). “The Crew e as cores permanecem em nosso núcleo, continuamos a abraçar e respeitar nossa herança enquanto modernizamos nossas marcas conforme nosso clube e cidade de Columbus evoluem. Estamos ansioso para revelá-los em sua totalidade em um futuro próximo”, disse o comunicado oficial.
Ainda não há data para o lançamento oficial do novo nome e logotipo. Mas fontes do jornal americano avançam que membros do clube fizeram uma reunião após o jogo de sábado, depois da reação dos torcedores.
(Capa: Reprodução/Site Columbus Crew)