Parceria que dura mais de 15 anos, não será renovada pela US Soccer e a Soccer United Marketing
No domingo passado (23), a US Soccer, a federação de futebol dos Estados Unidos, e a Soccer United Marketing (SUM), anunciaram o fim da parceria entre as organizações, após fim de contrato, que expira no final de 2022. As instituições possuíam vínculo desde 2004.
Na prática, a federação americana assumirá as responsabilidades da sua antiga parceira, isto é, gerenciar e arranjar patrocínios e venda de direitos de mídia. Apesar do rompimento, as empresas se dizem empenhadas a continuarem trabalhando juntas, visando o crescimento do futebol local.
”A estreita relação entre SUM, MLS e US Soccer continuará a ser uma prioridade e continua sendo um componente crítico para o desenvolvimento geral do esporte no mais alto nível, e estamos ansiosos para as próximas etapas no crescimento contínuo do futebol nos Estados Unidos”, destacou o comunicado em conjunto das entidades.
Esta relação foi rodeada de polêmicas ao longo dos anos. A North American League Soccer (NASL), em 2015, acusou a US Soccer de complô com a Major League Soccer para manter um monopólio do futebol nos Estados Unidos. Esta acusação foi parar na justiça, que acabou em causa vencida pela Federação e a MLS. Como consequência, a temporada de 2018 da NASL foi cancelada e não é disputado um campeonato desde então.
A NASL era a competição oficial da América do Norte, até o seu fim em 1984. Foi nesta organização que grandes nomes do futebol mundial defenderam as cores de franquias americanas e canadenses, exemplo de Pelé, que defendeu o New York Cosmos.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
A SUM também possui uma relação com a Federação Mexicana de Futebol, onde promove jogos amistosos e administra os direitos de patrocínio da CONCACAF ao redor do mundo.
(Capa: Reprodução/Site US Soccer)