Divulgada a lista das equipes da MLS com maior folha de pagamento para a temporada 2021
A Associação de Jogadores Major League Soccer (MLS Player Association, em inglês) divulgou uma lista dos valores, em ordem, das equipes que mais irão gastar com folha de pagamento anual para a temporada 2021 da MLS. As franquias estão ranqueadas em ordem decrescente, dos maiores aos menores orçamentos em milhões de dólares (U$), com média de U$ 12,29 milhões de orçamento anual, com folha de pagamento entre as 27 franquias da liga.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
São valores vultuosos, mas ainda muito menores do que os orçamentos das grandes equipes do futebol europeu. O que se observa porém, é que estes números têm crescido nos últimos anos, mesmo a liga estando em uma transição de estratégia, quando se percebe menos contratações de jogadores muito caros e já consagrados, que buscam jogar nos Estados Unidos e Canadá para encerrar a carreira, com bons contratos financeiros, e se observa um foco maior na contratação de jovens promessas, ou seja, jogadores promissores que podem ganhar espaço para desenvolvimento de suas carreiras, o que tem acontecido especialmente com jogadores sul-americanos nos últimos anos.
Destaque para o topo desta lista (Top 5) que é formado por: Inter Miami CF, Toronto FC, LA Galaxy, Atlanta United e FC Cincinnati, ou seja, três franquias de expansão, que entraram nos últimos cinco anos na liga (Atlanta United (2017), FC Cincinnati (2019) e Inter Miami CF (2020), além de uma equipe do Canadá, o Toronto FC, que foi campeão da MLS Cup em 2017 e uma equipe tradicional da Major League Soccer, o LA Galaxy, que também é a franquia com mais títulos da MLS Cup, cinco no total (2002, 2005, 2011, 2012 e 2014).
No topo desta lista, se encontra a tão sonhada equipe do Inter Miami, time que tem como presidente, o ex-jogador David Beckham, que marcou história na MLS jogando pelo LA Galaxy. O time da Flórida que conta desde o ano passado com o atacante argentino Gonzalo Higuain, que veio da Juventus/ITA, e ainda com o meio-campista francês Blaude Matuidi e o meio-campista mexicano Rodolfo Pizzaro, ambos jogadores designados do Inter Miami, não causa surpresa, já que é uma franquia nova na MLS, fazendo em 2021 apenas a sua segunda temporada e que por anos teve um hipe desenvolvido por conta dos planos de Beckham e a expectativa de atrair os grandes jogadores do futebol mundial para a liga. Os valores da folha de pagamento do Inter Miami alcançam as cifras de U$ 17,80 milhões.
No fim desta lista, ou seja, as equipes com a menor folha salarial na MLS 2021, em ordem, da 23a colocação para a 27a colocação, encontram-se as seguintes franquias: Colorado Rapids, Houston Dynamo, Philadelphia Union, Austin FC e Vancouver Whitecaps. Destaque para a equipe do Austin FC, franquia que estreou este ano na liga, tendo até agora duas vitórias e três derrotas na temporada e que está na penúltima colocação, com um orçamento anual de U$ 9,14 milhões, ou seja, quase metade da folha de pagamento do Inter Miami, a última equipe antes do Austin FC estrear na liga, ou seja, no ano de 2020.
Um outro destaque desta lista fica por conta da posição da equipe do Seattle Sounders, com uma folha de pagamento de U$ 12,16 milhões, que mesmo ocupando a 12a colocação nesta lista que inclui todas as franquias da MLS, é a melhor equipe da Major League Soccer nos últimos anos, em termos de desempenho, tendo conquistado a Supporters’ Shield em 2017, a MLS Cup em 2016 e 2019, a US Open Cup em 2009, 2010, 2011 e 2014 e ainda ter sido vice-campeão da MLS Cup em 2017 e na última edição em 2020.
Falando em desempenho é curiosa também a posição do Philadelphia Union, apenas em 25º colocado, ou seja, o antepenúltimo da lista, no entanto é a única equipe da Major League Soccer nas Semi-finais da Concacaf Champions League de 2021, além de ser a atual campeão da Supporter´s Shield, no ano de 2020.
Em suma, pode-se dizer que esta lista mostra o quanto as equipes da Major League Soccer são equilibradas entre si em termos de folha de pagamento e que mesmo tendo equipes com maiores folhas salariais, isso não tem sido determinante para que as equipes conquistem êxitos nas competições, especialmente na MLS.
(Foto: Reprodução Twitter/Major League Soccer)