A vitória permitiu que os comandados de Brian Schmetzer abrissem quatro pontos de vantagem para o próprio San Jose que, momentaneamente, ocupa a vice-liderança da Conferência Oeste
No duelo dos líderes da Conferência Oeste, o Seattle Sounders derrotou o San Jose Earthquakes, por 1 a 0, nesta quarta-feira (12), no PayPal Park, em San Jose, na Califórnia. O gol marcado pelo meia-atacante Cristian Roldan, no primeiro tempo, garantiu que os Sounders chegassem à quatorze pontos, abrindo quatro em relação ao próprio San Jose que, pode ser ultrapassado por LA Galaxy e Colorado Rapids.
Após o triunfo, o Seattle Sounders volta à campo no próximo domingo (16), recebendo o LAFC, no Lumen Field. Um dia antes, no sábado (15), o San Jose Earthquakes encara o Portland Timbers, novamente no PayPal Park.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI
O JOGO
O aguardado confronto entre San Jose Earthquakes e Seattle Sounders, no PayPal Park, começou com uma novidade do técnico Brian Schmetzer, que decidiu poupar o lateral-esquerdo Brad Smith, o volante João Paulo e o centroavante Will Bruin. Em seus lugares, Schmetzer mandou à campo Nouhou Tolo no apoio pelo lado esquerdo, Danny Leyva no meio e Ethan Dobbelaere completando o trio de ataque dos Sounders.
A mudança deu resultado, tanto que o clube visitante teve total controle do jogo. Apenas na primeira etapa, o Seattle apresentou mais volume de jogo em seu campo de ataque, finalizando dez vezes contra a meta defendida por Marcinkowski. De tanto insistir, os comandados de Brian Schmetzer abriram o placar com o meia-atacante Cristian Roldan, aos 18′. Na jogada desenhada toda pelo lado esquerdo, o zagueiro Xavier Arreaga acionou Nouhou Tolo pela esquerda. O substituto de Brad Smith avançou até próximo à linha de fundo e cruzou para a área. A defesa do San Jose Earthquakes bateu cabeça na tentativa de afastar o perigo, culminando com o corte errado para a entrada da área do zagueiro Florian Jungwirth. Na sobra, Roldan ajeitou com a direita, trouxe para o pé esquerdo e disparou chute violento rente ao lado direito do travessão da meta do time da casa: 1 a 0.
What a strike from @CristianRoldan! 😍#SoundersMatchday | #SJvSEA pic.twitter.com/pKPlN1O6vu
— Seattle Sounders FC (@SoundersFC) May 13, 2021
O gol deu ainda mais tranquilidade para o Seattle Sounders, que foi acumulando oportunidades perdidas. Até os 33′, Raúl Ruidiaz disparou dois chutes para fora, enquanto o volante Alex Roldan, irmão do autor do gol de sua equipe, também buscou o gol adversário, mas acabou errando o alvo. Na sua melhor oportunidade na etapa inicial, o San Jose desperdiçou boa chance para empatar a partida, aos 37′, com o atacante Cade Colwell. O volante Eric Remedi entrou pela direita e, próximo à linha de fundo, rolou para Colwell bater rasteiro para grande defesa de Stefan Frei, que espalmou para a linha de fundo.
ETAPA FINAL
O segundo tempo começou dando a impressão de que o Seattle Sounders iria continuar com o controle da partida. Em apenas três minutos decorridos na etapa final, os visitantes já haviam finalizado duas vezes. Destaque para a finalização de fora da área de Ruidiaz, que passou próximo à trave direita de Marcinkowski. E foi só.
Dominante no primeiro tempo, o Seattle foi sendo acuado pelo San Jose e, por pouco, não cedeu o empate aos 54′, após o chute do meia-atacante mexicano Carlos Fierro sair com perigo em direção à linha de fundo. Sem conseguir a igualdade no marcador, o técnico dos Earthquakes, o argentino Matías Almeyda sentiu que era necessário realizar substituições para manter sua equipe na pressão ao adversário. Até aos 64′, o treinador já havia feito quatro alterações em sua equipe titular, mandando à campo os laterais Shea Salinas e Luciano Abecasis nos lugares de Tommy Thompson e Marcos López. No ataque, Almeyda trocou o apagado Cade Colwell por Andrés Ríos e sacou Javier López para a entrada do veterano artilheiro Chris Wondolowski.
Inching closer. pic.twitter.com/mBf3A8pwGa
— San Jose Earthquakes (@SJEarthquakes) May 13, 2021
Vendo os movimentos do treinador adversário, Brian Schmetzer optou por colocar o brasileiro João Paulo no lugar de Danny Leyva, para garantir a marcação no meio. Apesar do panorama da partida não sofrer muita alteração, o San Jose seguiu pressionando o Seattle na busca pelo gol de empate, mas sempre falhando nas finalizações. No total, a equipe californiana registrou dezesseis finalizações, mas com apenas seis indo em direção ao gol de Frei, que saiu machucado próximo do final do jogo e, como o Seattle Sounders já havia realizado todas as suas modificações, coube ao volante Alex Roldan terminar a partida no gol de sua equipe.
No fim, os jogadores da equipe visitante celebraram bastante o triunfo por 1 a 0 que fez com que os Sounders aumentassem para quatro pontos a vantagem em relação ao segundo colocado na Conferência Oeste da MLS.
MELHORES MOMENTOS
FICHA TÉCNICA
San Jose Earthquakes
JT Marcinkowski; Tommy Thompson (Shea Salinas), Florian Jungwirth, Tanner Beason, Marcos López (Luciano Abecasis); Yueill, Eric Remedi; Espinoza, Javier Lopez (Chris Wondolowski), Carlos Fierro; Cade Cowell (Andrés Ríos).
Téc: Matias Almeyda
Seattle Sounders
Stefan Frei; Yeimar Gómez, Jordy Delem (Shane O’Neill), Xavier Arreaga; Nouhou Tolo, Alex Roldan, Danny Leyva (João Paulo), Kelly Rowe (Brad Smith); Cristian Roldan; Raúl Ruidiaz, Ethan Dobblelaere (Freddy Montero).
Téc: Brian Schmetzer
Gol: Cristian Roldan (SEA)
Cartões amarelos: Raúl Ruidiaz e Stefan Frei (SEA), Chris Wondolowski e Luciano Abecasis (SAN)
Cartões vermelhos: Nenhum
(Capa: Reprodução / Twitter Seattle Sounders)