No primeiro episódio da serie “Baú do TMLS”, trazemos uma equipe canadense que teve uma breve passagem na North American Soccer League (NASL) no início dos anos 70
O Montreal Olympique, como era chamado a equipe canadense, foi uma franquia de futebol profissional que competiu num curto período de tempo na Noth American Soccer League no início dos anos 70, com sede em Montreal. Foifundada em 1971 e extinta em 1974. Teve como proprietário, o canadense Sam Berger que construiu na época um estádio com capacidade de 33.000 mil lugares que recebeu o nome de Autostade, que era compartilhado com outro time que jogava na época a liga canadense de futebol.
O Montreal teve como primeiro técnico o italiano Renato Tofani, ex-zagueiro da Lazio/ITA. Contava também com jogadores de renome, como o zagueiro inglês Michael Dillon que veio do Tottenham/ING, o volante ex-Liverpool, Graeme Souness, e com o ex-atacante do West Ham United, Ken Wallace.
Sua cor no uniforme era branco e continha duas listas vermelhas na horizontal. O escudo da equipe ficava no meio dessas duas listas vermelhas. O brasão era um globo azul e no lado direito do escudo um ‘’M” vermelho, que simbolizava Montreal.
O Olympique estreou em campo dentro de casa na NASL, no dia 17 de abril de 1971, contra o Atlanta Chiefs, onde venceu por 2 a 0. A primeira temporada na liga não foi muito boa. Pela Divisão Norte, a equipe canadense ficou em último lugar com 65 pontos, num grupo onde compartilhava tabela com Rochester Lancers, New York Cosmo e Toronto Metros. Em 29 jogos, somou quatro vitorias, 15 derrotas e cinco empates. Com esse resultado, não se classificou para os playoffs.
Na segunda temporada, depois de uma fracasso no primeiro ano, a mudança aconteceu logo com o técnico. Renato Tofani deu espaço para o técnico inglês Graham Adams. Além de reforços, que chegaram para equipe, como o goleiro bermudense Sam Nusum, que logo depois vestiria a camisa do New York Cosmo, e o atacante brasileiro ex-Madureira/BRA Miranda Oliveira. Na temporada de 72, a equipe conseguiu ficar em terceiro lugar na Divisão Norte, com quatro vitorias, cinco derrotas e cinco empates. Na mesma temporada a equipe canadense teve dois jogadores do elenco que foram nomeados para o All-Star da liga. O volante escocês Graeme Souness e o zagueiro inglês Clive Charles.
A temporada de 73, e última do Montreal, não foi tão péssima assim. Alguns comentaristas relembram que foi a menos ruim da equipe. Onde conseguiram um segundo lugar na Divisão Norte.
Com um fracasso em campo e nas bilheterias, notava-se que a equipe não duraria muito tempo. A franquia teve um desempenho de 13 vitorias, 30 derrotas e 14 empates ao longo de três temporadas disputadas.
O fracasso era tanto que a equipe comandada pelo técnico italiano, Renato Tofani, tinha uma média de apenas 3.000 fãs por partida. Berger até apostou em outro técnico na época para solucionar o problema, Graham Adams, mas como vimos, nada melhorou. O ultimo jogo do Olympique foi em 16 de agosto de 1973, contra Torpedo Moscou/RUS, onde venceu por 4 a 0. Um tempo depois, o proprietário canadense anunciou o encerramento das atividades do clube na NASL, exatamente em janeiro de 1974.
O dono até procurou soluções para reverter o mal momento e voltar com a equipe. Surgiu até boatos na época de um novo estádio próximo ao centro da cidade para conseguir chamar atenção do público. Mas nada foi para frente. A NASL voltaria novamente para Montreal em 1981 com o Montreal Manic.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Time titular do Montreal Olympique:
Sam Nusum; Ian Tyer, Mike Dillon, Clive Charles, Raúl DeCaria; Renzo Selmo, Graeme Souness, Dennis Walker; Alan Bristowe, Miranda Oliveira, Ken Wallace.
Atualmente em Montreal, existe uma equipe na Major League Soccer. Mas sempre que se fala de futebol nessa cidade do Quebec, o Montreal Olympique mesmo sem nunca ter ganho um título ou chegado perto disso, não passa despercebido.
(Capa: Reprodução/Autoria Própria)