Com um agregado de 4 a 0, seleção canadense passa do Haiti e avança para a fase final das eliminatórias da CONCACAF
Desde as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1998, o Canadá não se classificava para a fase final da competição da CONCACAF. Mas esta marca negativa teve fim nesta noite de terça-feira (15), quando o Canadá superou o Haiti por 3 a 0 no SeatGeek Stadium, a antiga casa do Chicago Fire, por meio de um gol contra de Josué Duverger, antes de Larin e Hoilett sacramentarem os Canucks no mais alto nível do futebol no continente.
Principal atleta do Canadá, Alphonso Davies foi fundamental para a classificação do Canadá / Reprodução: Canada Soccer
Passando em primeiro no grupo B da primeira fase, o Canadá teve que enfrentar o Haiti na próxima fase em jogos de ida e volta. No primeiro jogo, saíram vitoriosos com o gol de Larin aos 14`do primeiro tempo em um jogo complicado em Porto Príncipe. No segundo, não tiveram dificuldades de escrever a história e conseguiram espantar o fantasma das seguidas eliminações por Honduras para se juntar ao octogonal final.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
O JOGO
Apesar de precisar apenas do empate para avançar, o Canadá pressionou para tentar surpreender o Haiti logo cedo. A maior chance do Canadá no primeiro tempo veio dos pés de Jonathan David, que tentou três chutes dentro da pequena área, mas foi parado pelo goleiro haitiano Josué Duverger, que é natural de Montréal e teve que substituir o titular Johnny Placide por problemas de visto.
O Canadá continuou a ameaçar os haitianos, mas os visitantes continuaram resistindo. Steven Vitória quase abriu o placar para o seu país com um cabeceio na cobrança de um escanteio, mas Carlens Arcus tsalvou, deixando o jogo sem gols para o intervalo.
No entanto, o segundo tempo teve uma história diferente. O Haiti deu ao Canadá o gol inicial com um erro clamoroso que resultou em um gol contra: Kevin Lafrance voltou para o goleiro, mas Duverger se atrapalhou e errou duas vezes para dar o chute, enquanto a bola rolou lentamente para dentro da rede enquanto ele colocava as mãos na cabeça em descrença.
E este gol parece ter abalado a seleção haitiana, Cyle Larin aproveitou a falha dos últimos zagueiros haitianos e com o chute do ex-atacante do Orlando City ultrapassando Duverger e rolando para o fundo do gol, dando aos canadenses um placar de 2 a 0 na noite e uma vantagem de 3 a 0 no total.
Cyle Larin makes it 3 on aggregate!!! #CANMNT #WCQ2022 pic.twitter.com/zt94eOEXKK
— Canada Soccer (@CanadaSoccerEN) June 16, 2021
Saindo do banco no final do jogo, Junior Hoilett fez seu 11º gol pelo Canadá aos 86 minutos. O jogador acertou a trave com um chute de fora da área, mas Hoilett aproveitou seu próprio rebote e marcou o terceiro gol do Canadá na noite, dando números finais à partida.
OCTOGONAL FINAL
Na terceira e última fase, o Canadá terá pela frente as 5 melhores seleções do continente no ranking da FIFA: Estados Unidos, México, Costa Rica, Honduras e Jamaica. Além das outras duas seleções que vieram da segunda fase: El Salvador e Panamá.
Para se classificar para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, o Canadá terá que ficar entre os três melhores na classificação geral para ir diretamente à Copa em pontos corridos de turno e returno, ou ficar em quarto lugar para a disputa da repescagem internacional.
ICYMI: #CANMNT are through to the Final Round of #WCQ2022! pic.twitter.com/5IOWmUlvTZ
— Canada Soccer (@CanadaSoccerEN) June 16, 2021
(Capa: Reprodução / Canada Soccer)