Na 21ª edição da Coluna do Guga, assinada pelo Jornalista Gustavo Demétrio, o leitor terá a análise sobre a visão inicial de Gonzalo Higuaín, do Inter Miami, acerca da MLS, antes de entrar em campo, que é corriqueira entre muitos
Em entrevista recente ao canal da Twitch do histórico ex-jogador Christian Vieri, Gonzalo Higuaín, atualmente no Inter Miami, disse que ”pensava que poderia vir na MLS e jogar com um cigarro na boca”, fazendo alusão a um nível baixo que ele imaginava que encontraria na liga americana. O atacante argentino, como notou desde que desembarcou na Flórida, se deparou com outra realidade, de muito profissionalismo e, principalmente, qualidade. Segundo ele mesmo, ”é uma liga difícil” e seu estilo pode ser comparada a de outro país tradicional no futebol: ”Aprendi que é parecido com o futebol italiano. Na Espanha e na Inglaterra é mais fácil jogar bem, enquanto na Itália, se você não conhece o campeonato, sofre”, ressaltou.
Infelizmente, muitos compactuam com a primeira impressão de Higuaín sobre a Major League Soccer, mas por outro lado, felizmente, assim como aconteceu com o atacante, o conhecimento é a porta para que seja possível sair da ignorância.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
É óbvio que nem todos que acompanham futebol estão dispostos a tomarem atitude para, de fato, conhecerem a Major League Soccer, existem opções mais midiáticas e clássicas, porém, a partir do momento em que se emite uma opinião, principalmente se quem a disfere é uma pessoa pública, é preciso ter cuidado e embasamento para falar, porque se continuam nos estereótipos, novas pessoas podem continuar tendo a mesma visão do passado, que já não corresponde ao presente, criando um ciclo vicioso de desinformação.
As contratações feitas nos últimos anos por parte de clubes da MLS refletem o novo momento – já tão abordado em colunas de opinião nesse site – além de todos os técnicos, sejam estrangeiros ou norte-americanos, que realmente têm conteúdo para entregar. A evolução da liga é notória, no entanto, resta notarem que ela está a pleno vapor.
Em 2026, onde a Copa do Mundo será majoritariamente disputada nos Estados Unidos, pode ser até um marco de onde a opinião geral acerca da liga mude, porque da atual data em que foi escrito este texto até o inicio do torneio da FIFA, muitos investimentos serão feitos pelos donos das franquias. E não são só as contratações, são também quem são formados.
Mais Busios, mais Clarks e mais Cowells vão aparecer, e menos primeiras impressões à lá Higuaín serão habituais.
*As opiniões emitidas nessa coluna não necessariamente refletem o posicionamento do Território MLS
(Capa: Reprodução/Imago Imagens)