Atacante do Toronto FC havia jogado pelos Estados Unidos, mas conseguiu ser liberado pela FIFA a defender o Canadá; Confira a lista!
Na quarta-feira (30) a FIFA aprovou o “one time switch” (troca única, em português) para o atacante Ayo Akinola. Nesse sentido, o atleta de 21 anos poderá defender o Canadá mesmo depois de ter jogado oficialmente pelos Estados Unidos em 2020. O jogador do Toronto FC ainda tinha a possibilidade de jogar pela Nigéria, mas decidiu escolher os canadenses e já foi convocado nesta quinta-feira (1) para a Copa Ouro de 2021.
Ayo Akinola 🍁 #CANMNT 🔥 pic.twitter.com/DNoyXuvqXu
— Canada Soccer (@CanadaSoccerEN) June 30, 2021
Em comunicado, Akinola demonstrou ânimo para atuar pelos canadenses: “Estou muito animado para representar o Canadá internacionalmente. É um momento muito emocionante para o país, com toda a qualidade que está na lista. O Canadá tem sido minha casa por quase toda a minha vida e estou ansioso para retribuir. Estou pronto para dar o meu melhor pela Seleção Canadense de Futebol nestes meses cruciais que se aproximam.”
Para “seduzir” o atacante, a federação convidou Akinola no inicio do ano para treinar com a equipe. Após esse período, ele teve certeza que gostaria de defender as cores canadenses no futebol de seleções. O atleta nasceu nos Estados Unidos, mas foi criado desde o primeiro ano de idade em Ontário, no Canadá. Apesar disso, atuou nas categorias de base da seleção estadunidense e estreou na principal em dezembro de 2020 no amistoso contra El Salvador. O atacante ainda foi procurado pela federação da Nigéria em 2017 durante a Copa do Mundo sub-17, pois os pais de Ayo nasceram no país africano.
E um dia após a aprovação da FIFA, o técnico John Herdman convocou Akinola. Com 13 jogadores da Major League Soccer, a lista para a Copa Ouro 2021 não conta o atual campeão francês pelo Lille, Jonathan David. A seleção canadense conquistou a competição apenas uma vez no ano de 2000 em cima da convidada Colômbia.
CONFIRA A RELAÇÃO DE JOGADORES
Goleiros: Maxime Crepeau (Vancouver Whitecaps), Jayson Leutwiler (Oldham Athletic/ING) e Dayne St. Clair (Minnesota United).
Defensores: Alposho Davies (Bayern de Munique/ALE), Doneil Henry (Suwon Samsung Bluewings/COR), Alistair Johnston (Nashville), Richie Laryea (Toronto FC), Scott Kennedy (SSV Jahn Regensburg/ALE), Kamal Miller (CF Montreal) e Steven Vitoria (Moreirense/POR).
Meio-campistas: Stephen Eustaqui (Pacos de Ferreira/POR), Liam Fraser (Columbus Crew), Mark-Anthony Kaye (LAFC), Jonathan Osorio (Toronto FC), Harry Paton (Ross County FC/ESC) e Samuel Piette (CF Montreal)
Atacantes: Ayo Akinola (Toronto FC), Tajon Buchanan (New England Revolution), Lucas Cavallini (Vancouver Whitecaps), Theo Corbeanu (Wolverhampton/ING), David Junior Hoilett (sem clube), Cyle Larin (Besiktas/TUR) e Tyler Pasher (Houston Dynamo).
Canada Soccer's Men's National Team for the 2021 Concacaf Gold Cup 🔥#CANMNT 🍁 https://t.co/kDdvSH2SnI pic.twitter.com/5s5IfwVg9w
— Canada Soccer (@CanadaSoccerEN) July 1, 2021
(Capa: Reprodução/Twitter Canada Soccer)