Segundo estudo realizado pela Sportico, Los Angeles FC lidera a lista de franquias mais valiosas da MLS
Mesmo com o déficit de U$1 bilhão por conta da pandemia, informação divulgada pelo próprio comissário da liga, Don Garber, a Major League Soccer mostra que seu valor e popularidade continua aumentando com o passar dos anos. Em estudo divulgado pela Sportico nesta quarta-feira (14), após entrevistar mais de 60 pessoas dentro e fora da MLS para analisar a métrica financeira, foi constatado que as franquias da liga valem, em média, US$ 550 milhões, com o Los Angeles FC no topo da lista, avaliado em mais de US$ 800 milhões.
A equipe do LAFC debutou em 2017, juntamente com o vice colocado deste ranking, o Atlanta United, que foi campeão da MLS Cup em 2018. Em caráter comparativo, o Leicester City/ING, campeão da Premier League na temporada 2015/2016 e atual vencedor da FA Cup, vale menos que a franquia rubro-negra, segundo o site Transfermarket. Além disso, o time Five Stripes vale mais do que qualquer time fora do Big Six do Campeonato Inglês.
Com a MLS existindo apenas há 25 anos, os valores não assustam, porque grandes estrelas investem na liga, como por exemplo Kevin Durant, astro da NBA, jogador do Brooklyn Nets, que adquiriu 5% das ações do Philadelphia Union, Mattew McConaughey, vencedor do Oscar de melhor ator, é sócio majoritário do Austin FC, franquia recém estreada na MLS, e muitos outros. (leia mais sobre em nosso site). Além disso, o projeto esportivo da liga atrai cada vez mais jogadores renomados através do mundo. Recentemente tivemos Gareth Bale especulado no LA Galaxy, Antoine Griezmann declarando que deseja jogar na liga. Outros nomes do passado também ajudam a tornar tudo mais atrativo, como o inglês David Beckham, um dos donos do Inter Miami que estremeceu a estrutura da MLS com sua chegada, e Andrea Pirlo, campeão do mundo com a seleção italiana em 2006, tendo jogado no New York City.
O estudo da Sportico ainda trouxe números em relação ao valor de vários campeonatos ao redor do mundo, de múltiplos esportes. Mesmo com bons números, a principal competição da Inglaterra, em comparação, equivale um pouco mais que o dobro da Major League Soccer, mas com os novos acordos que estão para serem estabelecidos em relação a cotas de TV e marketing nos Estados Unidos, a tendência é um aumento gradual deste valor para liga americana, conforme a terceira coluna antecipa em vermelho na arte abaixo.
(Capa: Reprodução/MLS)