Gary Speed completaria 52 anos neste mês. Seu filho mais novo, Tommy Speed, se aventura pelo College Soccer
No último dia 8 de setembro, o lendário jogador do País de Gales, Gary Speed, completaria 52 anos de vida. Speed, que fez toda a sua carreira no futebol inglês e é uma das lendas da Premier League, faleceu no ano de 2011, poucos meses após assumir a seleção galesa como treinador.
Speed foi um meia bastante talentoso e, ao lado de Ryan Giggs, fez parte da forte geração de seu país no início dos anos 90, onde juntos, quase colocaram Gales na Copa dos Estados Unidos em 1994. Começou sua carreira jogando no Leeds United, onde ficou de 1988 a 1996, quando se transferiu para o Everton. Em 1998, foi para o norte e assinou com o Newcastle United, onde também se tornou uma lenda. Passou também por Bolton e Sheffield United, onde encerrou a carreira como jogador/treinador em 2010.
O galês então foi chamado para assumir a seleção de seu país, que estava na 117ª posição do ranking da FIFA no momento. Com muito trabalho, Speed conseguiu organizar a federação galesa com toda sua experiência, mas infelizmente não pôde ver os frutos serem colhidos anos depois, com o time chegando à Euro 2016.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
FILHOS NO COLLEGE
Além da esposa Louise, Speed deixou os filhos Eddie e Tommy. Alguns anos após a perda do pai, os dois se mudaram para os Estados Unidos, onde se tornaram jogadores e estudantes nas universidades. Discretos, é difícil encontrar qualquer informação a respeito da vida dos jovens, que sofreram desde cedo um grande trauma na vida.
O filho mais velho, Eddie Speed, hoje tem 24 anos e jogou em um faculdade pública em New York entre 2015 e 2017 e depois se transferiu para uma faculdade de primeira divisão em Boston, a UMass Lowell.
Sempre atuando como meia central, Eddie jogou apenas nas temporadas 2017 e 2018 pela UMass. Depois de uma rápida passagem pelo Rough Riders da USL League Two em 2019, parece ter desistido da carreira de jogador de futebol e não atuou mais. Quando bem jovem, entre 2012 e 2015, Eddie chegou a jogar pelas seleções de base do País de Gales.
Um ano mais novo, Tommy Speed (foto de capa) ainda está em atividade no College Soccer. Diferente do irmão, Tommy é lateral e joga na Adelphi University, faculdade de segunda divisão, em New York. Tommy está em seu último na faculdade e, tal como o irmão, não parece que irá seguir o caminho do pai e buscar a carreira como jogador profissional. Tentamos contato com ele por meio da assessoria da universidade, mas Tommy não quis conceder entrevista, algo que fez poucas vezes na vida.
Em contato com alguns scouts da MLS, por exemplo, não há nenhum sinal de que Tommy venha a ser escolhido no draft ou assine posteriormente com alguma equipe. O legado de Gary Speed nos gamados parece mesmo que vai terminar com o fim da temporada universitária de 2021 do College Soccer.