Filho do lendário Edwin, Joe van der Sar será goleiro do Pittsburgh Panthers no College Soccer americano
O futebol dos Estados Unidos tem se tornado, cada dia mais, um destino certo para jovens jogadores, tanto a nível profissional, quando a nível amador ou universitário. Os americanos possuem um atrativo sistema de futebol universitário, que permite aos atletas que continuem suas carreiras em bom nível e que, ao mesmo tempo, se formem nas melhores universidade do mundo.
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
E pensando nisso, Joe van der Sar, goleiro, filho do lendário Edwin van der Sar, resolveu trocar o futebol holandês pelos gramados universitários norte-americanos. O goleiro de 23 anos deixou seu país para defender a faculdade de Pittsburgh, conhecida como Pittsburgh Panthers. Os Panthers atualmente possuem um bom programa de futebol e chegaram à semi-final do college soccer em 2020.
Por lá, Joe, que chega como Junior – o que significa que ele terá pelo menos mais dois anos de futebol universitário – terá a companhia dos brasileiros Lucas Rosa, Guilherme Feitosa e Rodrigo Almeida.
Mas se engana quem pense que ele já chega para jogar. O titular da posição é o goleiro espanhol Nico Campuzano, que fez base no Seattle Sounders, e está em seu último ano de college. É possível que Joe van der Sar fique no banco durante a temporada 2021 e faça uma boa adaptação para se tornar o titular em 2022.
Antes de chegar aos Estados Unidos, Joe esteve profissionalmente no Noordwijk/HOL. Na base, passou por Man United/ING, Ajax/HOL, RKC/HOL e Ado/HOL.