Nesta sexta-feira (01), a NWSL tomou a decisão de não realizar a rodada da semana, após denúncias contra o técnico inglês Paul Riley
A semana da NWSL, liga americana feminina, foi recheada de polêmicas. Na quinta-feira (30), em artigo publicado no The Athletic, ex-jogadoras da liga acusaram o técnico Paul Riley de coersão sexual, homofobia e outros comportamentos nocivos, ao longo de quase uma década que o inglês esteve atuando em solo americano. Riley alega que a maioria dos relatos são falsos. Em resposta as acusações, o North Carolina Courage, time da brasileira Debinha, demitiu o treinador horas depois da publicação do artigo.
“À luz das notícias de hoje, o North Carolina Courage demitiu o técnico Paul Riley, com efeito imediato, após sérias alegações de conduta inapropriada. O Courage apoia e elogia as jogadoras que deram um passo adiante por corajosamente compartilhar suas histórias“, disse o clube em nota divulgada.
Official statement from the players, staff and principal owner the North Carolina Courage. pic.twitter.com/jsY2GtXU9Y
— NC Courage (@TheNCCourage) September 30, 2021
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Após repercussão imediata, com manifestações de estrelas do futebol mundial, como Megan Rapinoe e Alex Morgan, a liga, juntamente com a National Women’s Soccer League Players Association, optou pelo cancelamento dos jogos do fim de semana para resolução das exigências feitas pela associação de jogadoras e para dar espaço as vítimas processarem tudo o que está acontecendo. Uma dessas exigências, é a solicitação de investigações independentes sobre a conduta de Riley.
“Na noite passada, tomamos a difícil decisão de pedir à NWSL que adiasse os jogos deste fim de semana para dar as jogadoras espaço para processar essa dor. O comissário Baird e o Conselho de Governadores trabalharam durante a noite para atender a esse pedido“, comenta National Women’s Soccer League Players Association
O caso de Paul Riley é mais um na extensa lista de denúncias ao longo da temporada da NWSL. Alguns dias antes do artigo ser publicado, Richie Burke, o treinador do Washington Spirit, foi demitido por justa causa, por conta de comportamento impróprio com as jogadoras. Burke já havia sido suspenso por acusações de abuso. O Washington sofreu sanções pela liga, depois de investigações independentes. Pelo menos quatro casos vieram a público neste ano de 2021.
(Capa: Reprodução Twitter/Racing Louisville FC)