Segundo estudo do Observatório de Futebol CIES, a Major League Soccer passou por um desenvolvimento significativo na última década, o que pode ser potencializado nos próximos anos com os investimentos e perspectivas geradas pela disputa da Copa do Mundo de 2026 de forma conjunta entre Canadá, Estados Unidos e México
A temporada 2021 da Major League Soccer vem demonstrando um crescimento exponencial da liga comparada aos anos anteriores, e esse crescimento foi analisado pelo Observatório de Futebol CIES, órgão que analisa as principais ligas de futebol do mundo e que em fevereiro de 2020 fez um comparativo técnico da MLS com as cinco principais ligas do velho continente: Premier League (ING), La Liga (ESP), Série A (ITA), Bundesliga (ALE) e Ligue 1 (FRA).
*Soccer* fans, the new @MLS season begins this week, but what to do if you're struggling to decide who to support?
Fear not, @BerkEhrmantraut has created this very handy map of the nearest stadium to each county to make your choice that much easier.
Practical and beautiful. pic.twitter.com/ZNI5ATiEXj
— These Football Times (@thesefootytimes) April 12, 2021
- Quer assistir UM MÊS DE MLS NA FAIXA? Assine AGORA mesmo o DAZN e tenha 30 dias grátis! Clique AQUI!
Evolução da MLS na década, de 2010 a 2019, e números de 2020 e 2021
O número de partidas e gols vem crescendo na liga, devido à inclusão de novas franquias e também da evolução técnica e ofensiva das equipes. O número acabou tendo uma abrupta queda devido à diminuição de partidas em 2020, decorrente a pandemia de COVID-19 enfrentada pelo mundo. Os resultados parciais de 2021 mostram que a MLS pelo quarto ano superou os 1.000 gols e deve seguir crescendo nos próximos anos.
Principais aspectos da MLS em comparação com as cinco principais ligas europeias
Ao analisar os aspectos da MLS, podemos notar que o campeonato diverge do atual estilo técnico das ligas europeias em dois aspectos, a pressão sobre o adversário e o jogo aéreo. No quesito pressão sobre o adversário os números podem ser observados no comparativo de disputas realizadas por partida, onde a MLS ainda fica atrás das principais ligas, o que demonstra um futebol menos defensivos das franquias da MLS, o que gera uma menor pressão dos jogadores sobre quem tem a posse de bola.
Average number of duels per match: less pressure on players with the ball in the @mls compared to the big-5 European leagues; more exclusive analysis in the freshly published @CIES_Football Monthly Report➡️ https://t.co/FpHcaZuhXC pic.twitter.com/3udFwvfHKz
— CIES Football Obs (@CIES_Football) February 17, 2020
Já no quesito chute ao gol, a liga dos Estados Unidos lidera o estudo, com uma média de tentativas, no recorte do período estudado. A marca demonstra ligeira evolução da competição também acompanhada do crescimento de chances concretizadas em gols pelas equipes.
New @CIES_Football Monthly Report with @OptaPro data shows less rigourous defensive play in the @MLS compared to five major European leagues: read the full study at https://t.co/FpHcaZuhXC pic.twitter.com/lOa9kmExfv
— CIES Football Obs (@CIES_Football) February 18, 2020
A Major League Soccer tem crescido ano após anos e o entusiasmo pelo futebol nos Estados Unidos tende a aumentar com a organização da Copa do Mundo FIFA de 2026, tanto na perspectiva econômica quanto esportivamente, onde o mundo estará com os olhos para os estádios da MLS.
As maiores beneficiadas com isso são as equipes da liga, podendo com isso atrair mais talentos do exterior. Crescimento que pode ser acompanhado também nas futuras equipes que já estão confirmadas a Liga, a exemplo do projeto audacioso que mira bater recordes do Charlotte FC, e que já anunciou em parceria com o seu patrocinador um Reality Show onde selecionará um jogador de base para o time principal.
Esse crescimento gera também um novo desafio à liga, desenvolver melhores seus atletas e mantê-los por mais tempo. Exemplos como o de Ricardo Pepi, do FC Dallas, e Daryl Dike, do Orlando City, tende a ficarem mais corriqueiros e com isso a liga deve proporcionar um ambiente rentável e de desenvolvimento para esses jovens jogadores, visando seu próprio crescimento e contribuindo também para a evolução da seleção nacional dos Estados Unidos.
(Capa: Arte Território MLS)